Sobre a Revista

A Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) é um periódico anual, cuja articulação e rede de difusão objetivam fomentar o processo de construção e divulgação do conhecimento histórico, geográfico, antropológico, político, sociológico e cultural do Estado de Mato Grosso com interlocução direta com a sociedade civil e academia.

Sua criação data de 8 de abril de 1919, quando o Bispo de Prusíade, Dom Francisco de Aquino Corrêa, então Presidente do Instituto Histórico de Mato Grosso, no editorial do ano I, tomo I, anunciou: "E eis que hoje mesmo, em se inaugurando o Instituto Histórico de Matto-Grosso, afflóra tambem ao sol das festas bicentenarias, o seu orgam, esta Revista, fadada a sêr archivo e escrínio da historia, da geographia, da ethnographia, da archeologia do Estado. Tarde, mas sempre em tempo!"

Hoje, na era da informação, a revista do IHGMT ressignifica seu formato, avançando no cyberespaço, em sistema aberto e livre, em sintoma evidente de democratização do conhecimento e função social. Coloca à disposição da sociedade e de todos os interessados um rico acervo que narra o percurso histórico de Mato Grosso.

Este periódico é composto de 10 (dez) seções, sendo elas: 1) Dossiê temático; 2) Artigos em transversalidade; 3) Relatos de Experiência ou Relatórios de Viagens de Estudo; 4) Resenhas; 5) Notas Técnicas; 6) Entrevistas; 7) Notas biográficas; 8) Nominata dos Sócios; 9) Apresentação de obra; 10) Homenagem Póstuma .

A seção Dossiê Temático (DT) e de Artigos em Transversalidade (ART) se destinam à publicação de textos, sendo a seção Dossiê destinada a produções de temas específicos privilegiados pelo Conselho Editorial. A seção de Artigos em Transversalidade destina-se a contemplar a publicação de artigos que não se adequam ao dossiê temático, mas cumprem os requisitos e objetivos deste periódico em divulgar conhecimento científico que verse sobre o Estado de Mato Grosso.

Os formatos de publicação exigidos pela Revista do IHGMT seguem o seguinte:

1- FORMATAÇÃO DO TEXTO

 1.1. Autoria: Os autores devem colocar na primeira página do texto, TÍTULO, NOME DO (s) AUTOR (s), NOTA DE RODAPÉ BIOGRÁFICA DO MESMO, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, TÍTULO EM LÍNGUA INGLESA, ABSTRACT e KEYWORDS nesta mesma ordem. A nota biográfica, em rodapé, é uma breve referência ao autor, que deve privilegiar sua formação, suas áreas de interesse e seus projetos atuais. Ela deve ter até 5 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 10, espaço simples.

1.2. Resumo e palavras-chaves: O resumo deve privilegiar as informações mais importantes do texto, de modo que ofereça uma visão geral do assunto ao leitor. O resumo não deve citar cópia integral de determinadas partes do texto.  O resumo deve ser enviado em até 10 linhas, na fonte Times New Roman, corpo 12, espaço simples. As palavras-chaves são os termos que representam a síntese das ideias principais do artigo. Devem ser enviadas cerca de cinco palavras-chaves para cada artigo. Os textos devem ser escritos em fonte Times New Roman, corpo 12, espaço 1,5 cm entre linhas.

*Obs.: Os textos devem ter entre 15 a 25 páginas.

1.3. Notas de Rodapé: O uso de notas explicativas deve ser evitado ao máximo, devendo apenas complementar informações estritamente necessárias. Por esse motivo, a Comissão Editorial poderá retirar notas de rodapé que forem consideradas excessivas para os textos. As notas de rodapé devem ser escritas em Times New Roman 10, com espaçamento simples entrelinhas, no final de cada página do texto.

1.4. Citações: As referências a ideias de outros autores deverão ser colocadas no corpo do texto de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. 

1.5. Referências Bibliográficas: As referências bibliográficas dos autores citados deverão ser colocadas no final do artigo de acordo com as normas estabelecidas pela ABNT. 

A seção de Relatos de Experiência ou Relatórios de Viagens de Estudo (RERVE) é o texto produzido dentro dos padrões e normas da ABNT (conforme formato adotado pela Revista do IHGMT) e que contém o relato das experiências observadas e adquiridas no exercício de atividade ou observação em missão oficial de estudo e/ou análise estratégica, dentro ou fora do Brasil, ou que apresente relevância para o IHGMT. Para ser publicado o RERVE deve ser considerado de caráter público, em razão do conhecimento produzido, conforme julgamento da autoridade delegante. O texto deverá conter o objetivo da missão de estudo, com relato do quadro situacional do campo observado, pontos positivos e negativos da experiência vivenciada. E, fundamentalmente, a contribuição do estudo situado.

A seção de Resenhas (RES) divulga resumo crítico que deve, além de abreviar o texto, fazer uma avaliação dos principais pontos (positivos e negativos). É marcada pela opinião do autor da resenha em forma de recensão. Segue o padrão de formatação adotado pela seção de artigos da Revista do IHGMT. Deve ser feita por quem tenha conhecimento da obra ou teoria que está sendo resenhada e conter: 1) o título da obra resenhada e sua referência bibliográfica; 2) dados do autor da obra resenhada; 3) apontar os principais pontos da obra, com síntese de seu conteúdo; 4) posicionamento crítico do autor da resenha.

A seção de Notas Técnicas (NT) consiste em análise técnica de assunto referente às temáticas contempladas pelo Estatuto do IHGMT, realizada de maneira abrangente e onde se leve em conta o contexto histórico, social e jurídico, bem como a pertinência da matéria abordada de maneira formal e impessoal. A NT pode propor diversas linhas de ação aos tomadores de decisão, através de informações relevantes. Ela é composta por três partes: a) Introdução (onde se encontram os marcos históricos, sociais e jurídicos); b) Desenvolvimento (contexto técnico com o parecer); e c) Conclusão (sugestões e proposições).

A seção de Entrevistas (ENT) se refere a textos que são resultado de entrevistas realizadas com personalidades ligadas direta ou indiretamente ao Estado de Mato Grosso em abordagem que contemple temáticas de interesse ou narrativas que descrevam trajetórias práticas de gestão, estudo, extensão, pesquisa etc., ligadas à questão.

A seção Notas Biográficas (NB) se refere à descrição biográfica de personalidades eleitas, cuja trajetória de vida mereça ser registrada nos anais da revista do IHGMT.

A seção de Nominata (NOM) destina-se a publicizar a relação de nomes e discursos dos associados do IHGMT. 

A seção Apresentação de Obra (APO) se refere à indicação  das obras publicadas que contemplem a realidade social, política, econômica, antropológica e jurídica do Estado de Mato Grosso, com apresentação de resumo e indicação de público-alvo para recomendaç`ão de leitura.

A seção de Homenagem Póstuma (HOP) contempla as deferências e registros póstumos de personalidades que contribuíram em áreas diversas para o conhecimento científico, tecnológico, político e social de Mato Grosso, com prioridade para os Associados falecidos do IHGMT. Nesta seção deverão, obrigatoriamente, constar o nome do homenageado, sua trajetória e produção intelectual.

 

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A publicação dos trabalhos está condicionada a pareceres de membros do Conselho Editorial e colaboradores convidados, garantido o anonimato de autores e pareceristas no processo de avaliação pelo processo peer review.

Eventuais sugestões de modificação de estrutura ou conteúdo, por parte da Editoria, serão previamente acordadas com os autores.

Não serão admitidos acréscimos ou modificações depois que os textos forem entregues para composição.