Discurso de Virgílio Alves Corrêa Filho por ocasião da doação da Casa Barão de Melgaço (30/11/1930)

Autores

  • Editorial IHGMT
  • Virgílio Alves Corrêa Filho

Palavras-chave:

Discurso.

Resumo

O dia 30 de novembro se reveste de uma especial recordação, pois Augusto Legerver, o Barão de Melgaço, aportou em Cuiabá, nesse mesmo dia e mês, no ano de 1830. Essa data emblemática foi lembrada 100 anos depois, quando o governo estadual, sob o comando do Interventor Antonino Mena Gonçalves, procedeu à doação da Casa Barão de Melgaço às duas Instituições culturais mais antigas importantes de Mato Grosso, o Instituto Histórico e Geográfico e o Centro Mato-Grossense de Letras, hoje Academia Mato-Grossense de Letras.

A escolha do dia e mês e a saudação do evento estiveram a cargo do Secretário Geral do Estado, engenheiro e historiador Virgílio Corrêa Filho que, breve, porém em memorável discurso, atrelou a mesma doação à personalidade que viveu por muitos anos nessa histórica residência que, até hoje, abriga as duas Instituições culturais mais antigas de Mato Grosso, o IHGMT e a AML.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Virgílio Alves Corrêa Filho

Foi engenheiro-residente da E. F. Noroeste do Brasil, da E. F. Maricá, da E. F. Central do Brasil e da E. F. Mogiana. Foi diretor da Repartição de Terras do Estado de Mato Grosso, secretário-geral do Estado. Em S. Paulo foi chefe de seção na Comissão de Obras Novas do abastecimento d’água. Membro do Conselho Nacional de Geografia, do IBGE, chefiou a seção de Documentação. Pertenceu à Acad. Mato-grossense de Letras, ao IHG/MT, ao IHG/SP, ao Inst. do Ceará, ao IH/Petrópolis, ao IHG/MA, ao IHG/RS, ao IHG/SE, no Inst. Paraguaio de Investigações Científicas. Foi eleito sócio efetivo do IHGB em 22 de agosto de 1931. Faleceu no Rio de Janeiro, em 11 de setembro de 1973.

Referências

Revista do IHGMT, Ano XII, Tomos XXIII-XXIV, p. 109-110.

Downloads

Publicado

2017-11-01

Como Citar

IHGMT, & Corrêa Filho, V. A. (2017). Discurso de Virgílio Alves Corrêa Filho por ocasião da doação da Casa Barão de Melgaço (30/11/1930). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(79), 14–16. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/129