As escritas do intelectual Virgílio Corrêa Filho – questões de ensino: monografias cuiabanas

Autores

  • Nileide Souza Dourado
  • Renilson Rosa Ribeiro

Palavras-chave:

História, Virgílio Corrêa Filho, Educação e Questões de Ensino, Mato Grosso.

Resumo

Evidenciar uma das modalidades da escrita de Virgílio Corrêa Filho (1887-1973), em especial as questões relativas ao ensino, em diferentes tempos e espacialidades mato-grossenses, passa a ser o objeto do presente artigo. Para isso, lançou-se mão da obra do autor, Monografias Cuiabanas – Questões de Ensino - Volume I - Publicações Avulsas, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, n.º 59, 2002. Ocasião em que se busca dar a conhecer o caminho percorrido por Virgílio Corrêa Filho, historiador do seu tempo, da sua escrita sobre a educação, questões do ensino e o processo de aprendizagem em Mato Grosso, o que tornou possível um amplo acesso a esse compêndio de temas variados, porém, discutidos e analisados pelo autor. Tal estudo tem também, como objetivo contribuir com a historiografia mato-grossense e levar a conhecer as realizações significativas de uma das referências intelectuais de Mato Grosso, Virgílio Corrêa Filho.

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Biografia do Autor

Nileide Souza Dourado

Mestre em História e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso. Historiadora da área Técnica e Científica do NDIHR/IGHD/UFMT. Professora do PROFHISTÓRIA/IGHD/UFMT – Mestrado Profissional em Ensino de História e Membro do IHGMT.

Renilson Rosa Ribeiro

Doutor em História pela Unicamp Estágio pós-doutoral em Educação pela USP. Professor Associado 1 do Departamento de História/IGHD/UFMT. Coordenador da EdUFMT – Editora Universitária.

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Publicado

2017-11-01

Como Citar

Dourado, N. S., & Ribeiro, R. R. (2017). As escritas do intelectual Virgílio Corrêa Filho – questões de ensino: monografias cuiabanas. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(79), 81–129. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/138