O centenário da Independência: momento fundador do parlamento mato-grossense

Autores

  • Allan Kardec

Palavras-chave:

Ato Adicional, Assembleia Legislativa Provincial, Mato Grosso.

Resumo

Este artigo objetivou discutir a criação das Assembleias Legislativas Provinciais por força do Ato Adicional à Constituição de 1824 em seu momento fundador e sua abertura oficial com o Relatório apresentado pelo Presidente da Província, Antônio Pedro de Alencastro, que procurou apresentar aos parlamentares o cenário de Mato Grosso naquele momento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allan Kardec

Professor da rede estadual de Educação, possui mestrado e doutorado em Estudos de Cultura Contemporânea pela UFMT, é vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Deputado Estadual e presidente do Diretório Estadual do PDT-MT, líder do bloco Resistência Democrática na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Referências

ANDRADE. Paulo Benevides Paes de. História constitucional do Brasil. Brasília: s/ed., 1990.

BRASIL. ATO ADICIONAL À CONSTITUIÇÃO DE 1824. Lei n. 16, de 12 de agosto de 1834. Presidência da República do Brasil. Subchefia para assuntos jurídicos, 2020.

FREITAS, Ricardo. Luzias e Saquaremas em confronto: A organização judiciária como problema político no Brasil imperial – Passagens. Revista Internacional de História Política e Cultura Jurídica. Rio de Janeiro: V. 7, no. 1, janeiro-abril, 2015, p. 133-154.

MENDONÇA, Estevão de. Datas Matogrossenses. Cuiabá: s/ed., 1919.

MENDONÇA, Rubens de. História do Poder Legislativo de Mato Grosso. Cuiabá: ALMT, 1967, v. I e II.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: modernidade e educação pública em Mato Grosso (1870-1889). Cuiabá: EdUFMT; INEP/COMPED, 2000.

Downloads

Publicado

2022-07-06

Como Citar

Kardec, A. (2022). O centenário da Independência: momento fundador do parlamento mato-grossense. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(84), 66–77. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/15

Edição

Seção

Bicentenário da Independência do Brasil