Folclore de Mato Grosso

Autores

  • Benedito Pinheiro de Campos (1935-2018)

Palavras-chave:

Folclore, Mato Grosso.

Resumo

O folclore está presente desde o momento em que o homem começou a observar sua própria cultura. Segundo o folclorista e mestre Professor Rossini Tavares de Lima, o escritor paulista Mário de Andrade foi quem deu início ao estudo científico do folclore no Brasil. Demonstrando sempre maior interesse pela música, começou publicando em 1928 seu Ensaio Sobre a Música Brasileira, no qual divulga numerosos temas de cantos folclóricos recolhidos por ele, com a principal finalidade de chamar a atenção de nossos compositores eruditos para o assunto. E é nesse sentido que esta presente publicação se propõe a incrementar e a incentivar o estudo, a pesquisa, o registro e a valorização do folclore mato-grossense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Pinheiro de Campos, (1935-2018)

Se formou em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), e se especializou em Educação para a América Latina (UNESCO), pela USP-SP. Foi Pesquisador da História do Exército, pela E.S.G – Brasília-DF. Faleceu em 12 dezembro de 2018, aos 83 anos.

Referências

ARAÚJO, Bernadete Durães. Folclore. Projeto “Interiorização a Informação Cultural”. 1995.

BAPTISTELLA, Rosana. Danças Populares. Projeto "Interiorização a Informação Cultural". 1995.

RODRIGUES, Dunga. Lendas de Mato Grosso. Cuiabá: ed. da autora, 1997.

Downloads

Publicado

2000-11-01

Como Citar

Campos, B. P. de. (2000). Folclore de Mato Grosso. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(58), 93–117. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/151