A Homilia do Congresso Eucarístico de Cuiabá

Na concepção de D. Francisco de Aquino Corrêa

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira

Palavras-chave:

Dom Aquino, Congresso Eucarístico, Mato Grosso.

Resumo

Homenagear os 90 anos do IHGMT, em seu Jubileu de Álamo, na pessoa de D. Francisco de Aquino Corrêa é prestar um tributo a toda Instituição e seus membros, visto que o Arcebispo foi, por mais de 40 anos, Presidente do Instituto, criador da insígnia que lhe emblematiza, personalidade que criou e sedimentou a instituição cultural viva mais antiga de Mato Grosso. A despedida de D. Aquino da vida terrena foi marcada pela realização do Congresso Eucarístico, em Cuiabá, no ano de 1952, evento que encerrou com letras douradas a trajetória do Arcebispo Metropolitano de Cuiabá. A Carta Pastoral do evento foi uma das últimas contribuições intelectual e religiosas dessa personalidade, visto que escrita em São Paulo, onde se encontrava doente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em Educação, Mestre em História e atualmente associada efetiva do Instituto Histórico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Curadora da Casa Barão de Melgaço.

Referências

ALBUM COMEMORATIVO do 1° CONGRESSO EUCARISTICO DE CUIABÁ. Homenagem da Cidade ao Exmo. Revmo. Sr. D. Francisco de Aquino Correa. 1952.

CONGRESSO EUCARISTICO DE CUIABÁ — Primeiro de Mato Grosso. De 12-15 de junho de 1952. Livro de Cânticos.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Como Citar

Siqueira, E. M. (2009). A Homilia do Congresso Eucarístico de Cuiabá: Na concepção de D. Francisco de Aquino Corrêa . Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(67), 27–46. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/161