Marechal Rondon: narrativas, memórias e ensino de História

Autores

  • Nileide Souza Dourado
  • Renilson Rosa Ribeiro

Palavras-chave:

Marechal Rondon, Narrativas, Memórias, Ensino de História, Mato Grosso.

Resumo

Este estudo procura abordar a presença do Marechal Cândido Rondon, personagem como símbolo da integração nacional,
“pai das comunicações” – representando o Brasil moderno que se desejava instituir e ensinar nos bancos escolares. Busca também a pesquisa compreender como se dá a fabricação, primeiramente, do herói da narrativa histórica, para em seguida pensar a sua própria condição de agente – em suas diferentes facetas e elaborações. E, por último, demonstrar os lugares de memória, a história escrita e ensinada sobre o Marechal Rondon.

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Biografia do Autor

Nileide Souza Dourado

Doutora em Educação, Historiadora da área Técnica e Cientifica do NDIHR e professora do PROFHISTÓRIA/IGHD/UFMT - Mestrado Profissional em Ensino de História.

Renilson Rosa Ribeiro

Doutor em História, Professor Associado I do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História/PPGHIS e PROFHISTÓRIA/IGHD/UFMT, Pós-doutorando em Educação pela FEUSP.

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Publicado

2016-12-01

Como Citar

Dourado, N. S., & Ribeiro, R. R. (2016). Marechal Rondon: narrativas, memórias e ensino de História. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(78), 181–222. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/195

Edição

Seção

Dossiê: Sesquicentenário do nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-2015)