Um marechal sertanista pacificador no centro da América do Sul: Cândido Mariano (Rondon)

Autores

  • Fernando Tadeu de Miranda Borges

Palavras-chave:

Cândido Mariano, Rondon, Mato Grosso, Cuiabá.

Resumo

Este artigo aborda a candura de Cândido Mariano, marechal sertanista pacificador, nascido em Mato Grosso, centro da América
do Sul, e que tornou-se um dos mais importantes brasileiros do século XX. O “Memorial de Rondon”, da escritora Stella Leonardos, emoldura poeticamente as argumentações. Com notas sobre a Sociedade de Amigos de Rondon, fundada em Cuiabá para manter viva a trajetória de Cândido Mariano, finaliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Tadeu de Miranda Borges

Professor Titular da Universidade Federal de Mato Grosso. Membro da Associação de Amigos de Rondon, da Academia Mato-Grossense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Associação Brasileira de Pesquisadores em História Econômica.

Referências

ACERVO FAMÍLIA PEDROSA. Currículo de Ivan Vidal Pedrosa (cópia cedida pela família).

BIBLIOTECA Militar. Rumo ao Oeste. Conferência realizada pelo General Rondon no D. I. P. em 3-IX-1940 e discursos do dr. Ivan Lins e do General Rondon, pronunciados na Associação Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Gráfica Laemmert, s/d.

BORGES, Fernando Tadeu de Miranda. Esperando o Trem: Sonhos e Esperanças de Cuiabá. São Paulo: Scortecci, 2005.

COMPANHIA Estrada de Ferro Norte de Matto Grosso. Lista de Acionistas. Cuiabá. Documento Avulso: Secretaria do Interior e Justiça (Maço). Cuiabá: Arquivo Público de Mato Grosso, Lata B, 1925.

GREMAUD, Amaury Patrick e outros. Formação Econômica do Brasil. São Paulo: Atlas, 1997.

LEONARDOS, Stella. Memorial de Rondon. Cuiabá: EdUFMT, 1995.

LIMA,Nisia Trindade; SANTOS, Ricardo Ventura; JUNIOR COIMBRA, Carlos E. A. Rondônia, de Roquette-Pinto: as veias do Brasil. Rio de Janeiro: Revista de História, 11/09/2007. (Disponível em: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/conteudo-complementar/rondonia-de-roquette-pinto-as-veias-do-brasil).

MAGALHÂES, Amilcar A. Botelho. Rondon uma relíquia da Pátria. Curitiba: Editora Guaíra, 1942.

SILVA, V. Benicio da e BRANCO, Firmino Lages Castello. Rondon. Civilizador do Sertão. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1952. Disponível em: http://www.rondonopolis.mt.gov.br/?pg=conteudo&intCatID=121.

SOCIEDADE DE AMIGOS DO MARECHAL RONDON. Ata da Sessão de Fundação da Sociedade de Amigos do Marechal Rondon (cópia cedida por Ivan Vidal Pedrosa).

VIVEIROS, Esther de. Rondon conta sua vida. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1958.

Downloads

Publicado

2016-12-01

Como Citar

Borges, F. T. de M. (2016). Um marechal sertanista pacificador no centro da América do Sul: Cândido Mariano (Rondon). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(78), 313–324. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/200

Edição

Seção

Dossiê: Sesquicentenário do nascimento de Cândido Mariano da Silva Rondon (1865-2015)

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)