Interpretando o patrimônio ambiental na bacia do córrego Barbado

Autores

  • Suíse Monteiro Leon Bordest
  • Lina Márcia de Carvalho da Silva Pinto
  • Maria Ester Godoy Pereira Maekawa

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Córrego do Barbado, Parques Urbanos.

Resumo

O trabalho refere-se a uma das abordagens de pesquisas ambientais realizadas na bacia do córrego Barbado, pela autora e colaboradoras, com a finalidade de atuar na comunidade para formar multiplicadores preocupados com a transformação social e ambiental. Trata-se de atividades sobre a interpretação do patrimônio ambiental em área urbana, desenvolvido com alunos e alunas de duas Universidades no Estado de Mato Grosso, sendo uma, pública e outra, particular, no Estado de Mato Grosso. Busca discutir e orientar educadores, educandos e demais membros da comunidade sobre a interpretação do patrimônio no contexto de bacias hidrográficas em suas próprias realidades.

**Este trabalho foi originalmente apresentado no Simpósio Comemorativo aos 10 Anos do Curso de Especialização em Educação Ambiental e Recursos Hídricos. CRHEA - São Carlos. Período 06, 07, 08 de julho de 2005 com o Título de Interpretação do Patrimônio Ambiental em em Bacia Hidrográfica - O caso Córrego Barbado.

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Biografia do Autor

Suíse Monteiro Leon Bordest

Geógrafa, Mestre em Geografia, Doutora em Geociências e Meio Ambiente pela UNESP de Rio Claro. Professora aposentada da UFMT. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Lina Márcia de Carvalho da Silva Pinto

Mestre em Educação pelo PPGE/UFMT.

Maria Ester Godoy Pereira Maekawa

Mestre em Educação pelo PPGE/UFMT.

Referências

BORDEST, S. M. L. A Bacia do Córrego Barbado. Cuiabá, Mato Grosso. Cuiabá: PRINT, 2003.

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Publicado

2005-12-01

Como Citar

Bordest, S. M. L., Pinto, L. M. de C. da S., & Maekawa, M. E. G. P. (2005). Interpretando o patrimônio ambiental na bacia do córrego Barbado. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(63), 168–171. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/251