A nação inventada pelo Visconde de Porto Seguro: os enredos cronológicos e temáticos da 1ª edição da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen (1854/1857)

Autores

  • Renilson Rosa Ribeiro

Palavras-chave:

Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878), Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Nação, Identidade, Brasil - século XIX.

Resumo

Este artigo desenvolve um estudo sobre a “invenção” da ideia de Brasil Colônia fabricada no Brasil Imperial, a partir da análise da primeira edição da História geral do Brazil (1854/1857), escrito pelo historiador-diplomata Francisco Adolfo de Varnhagen (1816-1878) – no contexto de sua atuação junto ao Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), durante processo de produção de uma memória nacional no Segundo Reinado. Neste sentido, procura-se identificar os enredos cronológicos e temáticos, forjados por Varnhagen para sua História geral, e atrelá-los à lógica da cultura e da identidade essencializadas e fixas, que buscam delimitar a nação como uma entidade unívoca e hegemônica e, mais ainda, como uma necessidade para o futuro da humanidade. Entender os mecanismos como os germens e alicerces da nação foram buscados no passado colonial brasileiro constitui o norte da bússola da navegação pelas seções da Historia geral do Brazil. Tentar decifrar este discurso, da fabricação da nação como verdade, passa pela procura das relações de poder e saber que a instituiu por meio da pena do Visconde de Porto Seguro.

*Este texto faz parte do terceiro capítulo da pesquisa de doutoramento intitulada “Destemido bandeirante à busca da mina de ouro da verdade”: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a invenção da ideia de Brasil Colônia no Brasil Império, defendida em agosto de 2009, sob a orientação do professor doutor Paulo Celso Miceli, no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) – a ser lançada em livro pela Editora Entrelinhas, em 2015, com o título O Brasil inventado pelo Visconde de Porto Seguro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro

Professor adjunto 4 do Departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Doutor em História Cultual pelo Programa de Pós-graduação em História da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M. A invenção do Nordeste e outras artes. 2. ed. Recife: FJN; Massangana; São Paulo: Cortez, 2001.

APPIAH, K. A. Na Casa de Meu Pai – A África na filosofia da cultura. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

ARAÚJO, V. L. A experiência do tempo: conceitos e narrativas na formação nacional brasileira (1813-1845). São Paulo: Hucitec, 2008.

BARBOSA, J. C. Discurso do Primeiro Secretário Perpétuo do Instituto. RIHGB. Rio de Janeiro, tomo I, 1839, p. 9-17.

BHABHA, H. (Org.). Nation and narration. Londres: Routledge, 1990.

CEZAR, T. A. A retórica da nacionalidade de Varnhagen e o mundo antigo: o caso da origem dos tupis, in: GUIMARÃES, M. L. S. (Org.). Estudos sobre a escrita da história. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2006, p. 29-41.

FOUCAULT, M. Em defesa da sociedade: Curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

GELLNER, E. Nações e nacionalismo. Lisboa: Gradiva, 1993.

GILROY, P. Entre campos: nações, culturas e fascínio da raça. São Paulo: Annablume, 2007.

GUIMARÃES, L. M. P. Francisco Adolfo de Varnhagen – Historia geral do Brasil. In: MOTTA, L. D. (Org.). Introdução ao Brasil. Um banquete no trópico, 2. 2 ed. São Paulo: Ed. SENAC São Paulo, 2002, p. 75-96.

GUIMARÃES, M. L. S. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 1, 1988, p. 5-27.

HALL, S. A. identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Rio de Janeiro, DP&A, 2006.

HALL, S. A. Identidade Cultural e Diáspora. Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Rio de Janeiro, n. 24, 1996, p. 68-75.

KODAMA, K. Os filhos das brenhas e o Império do Brasil: A etnografia no Instituto Histórico e Geográfico do Brasil (1840-1860). Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-graduação em História Social da Cultura. Pontifícia Universidade Católica do Rio Janeiro, Rio de Janeiro, 2005.

MATTOS, I. R. Do Império à República. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, v. 2, n. 4, 1989, p. 163-171.

MATTOS, I. R. O tempo saquarema: a formação do Estado imperial. 5 ed. São Paulo: Hucitec, 2004.

MARTIUS, K. F. P. von. Como se deve escrever a história do Brasil. RIHGB. Rio de Janeiro, tomo 6, 1844, p. 389-390.

MOLLO, H. M. História Geral do Brasil: entre o espaço e o tempo. In: COSTA, W. P. e OLIVEIRA, C. H. de S. (Orgs.). De um império ao outro: Estudo sobre a formação do Brasil, séculos XVIII e XIX. São Paulo: Hucitec; FAPESP, 2007, p. 99-118.

OLIVEIRA, L. N. A palavra empenhada: recursos retóricos na construção discursiva de Francisco Adolfo de Varnhagen. Tese (Doutorado em Letras) – Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

RIBEIRO, R. R.“Destemido bandeirante à busca da mina de ouro da verdade”: Francisco Adolfo de Varnhagen, o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e a invenção da ideia de Brasil Colônia no Brasil Império. Tese (Doutorado em História) – Programa de Pós-graduação em História. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009.

SILVA, T. T. Q. A escrita da tradição: a invenção historiográfica na obra História Geral do Brazil, de Francisco Adolpho de Varnhagen (1854-1857). Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História Social. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

VARNHAGEN, F. A. Historia geral Brazil. t. I. Madrid: Imprensa da V. de Dominguez, 1854.

VARNHAGEN, F. A. Historia geral Brazil. t. II. Madrid: Imprensa da V. de Dominguez, 1857.

WEHLING, A. Estado, história, memória: Varnhagen e a construção da identidade nacional. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Ribeiro, R. R. (2015). A nação inventada pelo Visconde de Porto Seguro: os enredos cronológicos e temáticos da 1ª edição da História Geral do Brazil, de Francisco Adolfo de Varnhagen (1854/1857). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(76), 13–31. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/254

Edição

Seção

Dossiê: Construções sobre o Brasil e/ou Mato Grosso

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)