Retábulos da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá – um percurso na memória da cidade

Autores

  • Ana Maria Marques
  • Felipe Honório Correia Ribeiro

Palavras-chave:

Patrimônio, Memória, Retábulos, Igreja Matriz de Cuiabá.

Resumo

Antes da demolição da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá em 1968, os retábulos de seus altares foram inicialmente protegidos da destruição através do processo de tombamento instaurado em 1957. Todavia, o mau acondicionamento das peças e o pouco investimento sobre o assunto condenou os altares ao quase esquecimento e apagamento de uma memória. Este artigo investiga o contexto histórico que envolveu esses retábulos, questões políticas e relações de poder que decidiram sobre os rumos de uma memória da cidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria Marques

Escritora, poeta, criadora de conteúdo e professora independente. Graduação (1989), Mestrado (1995) e Doutorado em História (2007) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do curso de Pós-graduação strictu sensu em História - Mestrado e Doutorado, da Universidade Federal de Mato Grosso.

Felipe Honório Correia Ribeiro

Mestre em ensino de História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2018).

Referências

BRANDÃO, Ludmila. A Catedral e a Cidade: uma abordagem da educação como prática social. Cuiabá: EdUFMT, 1997.

CORRÊA FILHO, Virgílio. Considerações acerca dos monumentos históricos mato-grossense. In: Anuário do Ministério da Educação. Rio de Janeiro: MEC, 1932.

ELIADE, Mircea. O sagrado e o profano. São Paulo: Martins Fontes, 1992.

ETZEL, Eduardo. O barroco no Brasil. São Paulo: Melhoramentos, 1974.

FEBVRE, Lucien. Combates pela história. Lisboa: Editorial Presença Ltda, 1985.

FOUCAULT, Michel. O que é um autor? (1969). In: Ditos e Escritos. Vol. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

FRANCASTEL, Pierre. A realidade figurativa. São Paulo: Perspectiva/Editora da Universidade de São Paulo, 1993.

GINZBURG, Carlo. Sinais: Raízes de um paradigma indiciário. In: Mitos, Emblemas e Sinais. Morfologia e História. 2. ed. São Paulo: Cia das Letras, 2002.

LACERDA, Leila Borges de. Catedral do Senhor Bom Jesus de Cuiabá: um olhar sobre sua demolição. Cuiabá: KCM, 2005.

LUCIDIO, João Antonio Botelho. Oficio e arte: fotógrafos e fotografias em Mato Grosso 1860 -1900. Cuiabá, MT: Carlini & Caniato: EdUFMT. 2008.

MENDONÇA, Rubens de. Igrejas e Sobrados de Cuiabá. Cuiabá: SEC-MT, 1978.

MOURA, Carlos Francisco. As artes plásticas em Mato Grosso nos séculos XVIII e XIX. Mato Grosso. Fundação Cultural de Mato Grosso, 1976.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. A danação do objeto: o museu no ensino de História. Chapecó: Argos, 2004.

RAMOS, Francisco Régis Lopes. Uma questão de tempo: os usos da memória na aulas de história. In: Cadernos Cedes. Campinas, V. 30, n. 8, 2010.

RODRIGUES, Cândido Moreira; RUST, Leandro Duarte; LOZI, Viviene. Guia de pesquisa: organização e disponibilização do acervo do Museu de Arte Sacra de Mato Grosso. Cuiabá: EdUFMT, 2013.

ROSA, Carlos Alberto. Evolução urbana de Cuiabá: notas históricas. Rio de Janeiro: SPHAN, 1995. Cadernos de Documentos 2: Estudos de tombamentos.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Como Citar

Marques, A. M., & Ribeiro, F. H. C. (2015). Retábulos da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Cuiabá – um percurso na memória da cidade. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(76), 153–167. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/262