Hermínia Torquato da Silva: luta e persistência no exercício do magistério
Palavras-chave:
Mato Grosso, Educação, Relações Raciais, Hermínia Torquato da Silva.Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar a discussão que a pesquisa intitulada “Professora Hermínia Torquato da Silva: inserção e percurso profissional (1918/1956)” possibilitaram. Trata-se da reconstituição da trajetória de vida da professora Hermínia Torquato da Silva. A biografia é utilizada enquanto método de investigação na perspectiva de captar a história de vida, considerando as ações de um indivíduo ou de um grupo no espaço social, como um testemunho vivo de épocas e períodos históricos. O objetivo principal da pesquisa foi o de constatar se questões raciais e de gênero interferiram na carreira profissional da professora primária Hermínia Torquato da Silva (1918/1956). Ao descrever sua trajetória de vida, o suporte teórico teve por base a História Cultural tendo por base seu perfil biográfico. Os anseios de modernidade, progresso e civilização que se buscava, não comportava enxergar o pobre, sobretudo o pobre negro. Busca-se, pois, reconstruir sua trajetória à luz dos ideais da época, no intuito de compreender o percurso e a figura da professora, moldada pela Escola Normal, ou seja, aquela que espelharia disciplina e civilidade, educando e formando o futuro cidadão. A história de vida de Hermínia se destaca pelo embate que se desencadeou diante dos entraves enfrentados por ela no exercício do magistério, sem se abater. Ela requereu, questionou, protestou, recorreu e persistiu no direito de exercer sua carreira como professora efetiva. A origem familiar e suas características fenotípicas possibilitaram discutir a questão racial do Brasil.
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