Hermínia Torquato da Silva: luta e persistência no exercício do magistério

Autores

  • Nilma da Cunha Godoi
  • Maria Lúcia Rodrigues Müller

Palavras-chave:

Mato Grosso, Educação, Relações Raciais, Hermínia Torquato da Silva.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a discussão que a pesquisa intitulada “Professora Hermínia Torquato da Silva: inserção e percurso profissional (1918/1956)” possibilitaram. Trata-se da reconstituição da trajetória de vida da professora Hermínia Torquato da Silva. A biografia é utilizada enquanto método de investigação na perspectiva de captar a história de vida, considerando as ações de um indivíduo ou de um grupo no espaço social, como um testemunho vivo de épocas e períodos históricos. O objetivo principal da pesquisa foi o de constatar se questões raciais e de gênero interferiram na carreira profissional da professora primária Hermínia Torquato da Silva (1918/1956). Ao descrever sua trajetória de vida, o suporte teórico teve por base a História Cultural tendo por base seu perfil biográfico. Os anseios de modernidade, progresso e civilização que se buscava, não comportava enxergar o pobre, sobretudo o pobre negro. Busca-se, pois, reconstruir sua trajetória à luz dos ideais da época, no intuito de compreender o percurso e a figura da professora, moldada pela Escola Normal, ou seja, aquela que espelharia disciplina e civilidade, educando e formando o futuro cidadão. A história de vida de Hermínia se destaca pelo embate que se desencadeou diante dos entraves enfrentados por ela no exercício do magistério, sem se abater. Ela requereu, questionou, protestou, recorreu e persistiu no direito de exercer sua carreira como professora efetiva. A origem familiar e suas características fenotípicas possibilitaram discutir a questão racial do Brasil.

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Biografia do Autor

Nilma da Cunha Godoi

Graduada em HISTÓRIA - Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (2000). Especialista em Psicopedagogia pela UNIRONDON (2002) Pós-Graduação Lato Senso MBA em Adm. de Projetos no Setor Público - Escola Sup. de Gestão Comercial e Marketing - ESIC/PR (2006). Mestrado em Educação PPGE/UFMT (2015).

Maria Lúcia Rodrigues Müller

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (1984), Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998). Realizou Pós-doutoramento em Sociologia da Educação. Atualmente é professora Titular (2016) da Universidade Federal de Mato Grosso. Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE - do Instituto de Educação da UFMT.

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Publicado

2015-12-01

Como Citar

Godoi, N. da C., & Müller, M. L. R. (2015). Hermínia Torquato da Silva: luta e persistência no exercício do magistério. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(76), 169–193. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/263