Cultura imaterial no contexto da obra Roteiro Histórico e Sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá

Autores

  • Suíse Monteiro Leon Bordest

Palavras-chave:

Cultura imaterial, Rubens de Mendonça, Roteiro Histórico e Sentimental da Vila Real do Bom Jesus, Mato Grosso.

Resumo

Neste ano em que se comemora o primeiro centenário de nascimento do poeta, historiador e jornalista da terra cuiabana, Rubens de Mendonça (1914-1983), dentre as homenagens ao ilustre cuiabano, promovidas pela Família, Secretaria de Estado de Cultura, UFMT e Casa Barão de Melgaço, a Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, n. 75 dedica suas páginas à memória desse autor que escreveu sobre história, literatura, jornalismo, política, danças, canções, “causos”, lendas etc. A extensa obra por ele deixada, ao associar conhecimento e reflexão com uma ponta de sarcasmo (malícia) do cotidiano, presenteia o leitor com agradável leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suíse Monteiro Leon Bordest

Geógrafa. Doutora em Geociência. Profa. Dra. do PPG em Geografia da UFMT. Membro Titular do IHGMT.

Referências

CASCUDO, Câmara. Prefácio à obra de Mendonça, 1975.

DEL PICCHIA, Menotti. Juca Mulato. São Paulo: Cultrix, 1978.

IPHAN- Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Patrimônio cultural imaterial: para saber mais. Brasília, DF, 2012.

LEITE, Fernando. Cuiabá, histórica, heroica e pitoresca. s.n.t.

MENDONÇA, Rubens de. Roteiro Histórico & Sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá. Cuiabá: Coleção Mato Grosso. Série: Turismo, 1975.

MOUTINHO, Joaquim Ferreira. Notícias sobre a Província de Mato Grosso, seguida d’um roteiro da viagem de sua capital a São Paulo. São Paulo: Typographia de Henrique Schoroeder, 1869.

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Bordest, S. M. L. (2015). Cultura imaterial no contexto da obra Roteiro Histórico e Sentimental da Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(75), 116–125. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/292