Pantanal: uma breve leitura ambiental e socioeconômica

Autores

  • Enaile do Espírito Santo Iadanza
  • Manoel Pereira de Andrade

Palavras-chave:

Pantanal, Meio Ambiente, Socioeconomia, Mato Grosso.

Resumo

Este artigo aborda algumas das questões ambientais e socioeconômicas relacionadas às formas de exploração às quais o Pantanal Mato-grossense temsido submetido. As alterações no arcabouço e na constituição domeio natural comprometem a vida do pantaneiro e a fauna e flora da região.Neste sentido, tanto o que ocorre no interior da planície como os acontecimentos no entorno do Pantanal são fundamentais para o seu equilíbrio. Assim, as análises realizadas devem se apoiar no processo histórico de constituição do Pantanal e abordar a região em sua totalidade para realizar uma intervenção concertada, com as devidas considerações às diversidades do ecossistema e às populações existentes. As medidas a serem adotadas na região devem possibilitar compatibilizar o crescimento econômico, a conservação domeio natural e a equidade social, revertendo o processo de degradação socioambiental e a redefinição das formas de apropriação e uso dos recursos naturais, com a necessária e efetiva participação das populações locais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Enaile do Espírito Santo Iadanza

Engenheira Agrônoma, mestre em Geografia Humana e doutora em Geografia e Planejamento Regional e Engenheira Agrônoma, mestre em Economia Agrária e doutor em Economia Agrária e Sociologia Rural.

Manoel Pereira de Andrade

Graduado em Agronomia pela Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMEV) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Mestre em Agronomia, área de concentração em Economia Agrária, pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) da Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Agronomia, área de concentração em Economia Agrária e Sociologia Rural, no Instituto Superior de Agronomia (ISA) da Universidade de Lisboa (ULisboa).

Referências

ADAMOLI, Jorge. A Dinâmica das Inundações no Pantanal. In: Simpósio sobre Recursos Naturais e Sócio-Econômicos do Pantanal, I, 28 novembro a 4 de dezembro de 1984, Corumbá, Mato Grosso do Sul. Anais… Brasília, Distrito Federal: EMBRAPA, 1986. p. 105-106.

ANA - Agência Nacional de Águas. Implementação de práticas de gerenciamento integrado de bacia hidrográfica para o Pantanal e Bacia do Alto Paraguai.ANA/GEF/PNUMA/OEA: programa de ações estratégicas para o gerenciamento integrado do Pantanal e Bacia do Alto Paraguai: relatório final. Brasília: TDA Desenho & Arte Ltda., 2004. 316 p.

ANDRADE, Manoel Pereira de. Estrutura Fundiária, Modernização e Distribuição da Renda na Agricultura Mato-grossense. Piracicaba, 1989. (mestrado USP).

BUCHER, Enrique H. et al. Hidrovia: Uma Análise Ambiental Inicial da Via Fluvial Paraguai - Paraná. Humedales para las Americas, Publicação nº 10. Manomet, Massachusetts, USA e Buenos Aires, Argentina, 1994.

CARVALHO, H. M. de. Desenvolvimento Sustentável e Padrões de Sustentabilidade: Contextualização para o Estado de Mato Grosso. Pnud/PRODEAGRO. Cuiabá, 1993.

CAVALCANTI, Clóvis (Org.). Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável. Recife/São Paulo: Fundação Joaquim Nabuco/Cortez, 1995.

CPRM - Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais. Previsão de Níveis d'água no Pantanal. https://www.cprm.gov.br/, capturado em 08 de junho de 2011.

EMBRAPA Pantanal. Corumbá-MS. IVPlano Diretor Embrapa Pantanal 2008 - 2011 - 2023. Corumbá, MS, 2008. 35p.

FERREIRA, Eudson de C. et al. A Questão Ecológica no Meio Rural Mato-grossense. GERA-Centro de Estudos e Pesquisas do Pantanal, Amazônia e Cerrado. Cadernos do NEPO/UNICAMP, 1984.

FRANCO, M. S. M. & PEREIRA, R. Geomorfologia. In: Projeto RADAMBRASIL, Folha SE 21 Corumbá e parte da Folha SE 20. Rio de Janeiro: Departamento Nacional de Produção Mineral, 1982. 448 p.

GALDINO, Sérgio; VIEIRA, Luiz Marques & PELLEGRIN, Luiz Alberto (editores técnicos). Impactos ambientais e socioeconômicos na Bacia do Rio Taquari - Pantanal. Corumbá-MS: Embrapa Pantanal, 2006. 356 p.

IADANZA, Enaile do E. S. Produção Camponesa nos Pantanais de Mato Grosso: estudo da comunidade de São Pedro, município de Barão de Melgaço. Dissertação (Mestrado em Geografia). – FFLCH - Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, 1993.

MAYERSON, F. A. S.. O Aproveitamento e Proteção do Pantanal: análise crítica do estudo de Desenvolvimento Integrado da Bacia do Alto Paraguai - EDIBAP. SEMA/MINTER. Brasília. 1981. (mimeo)

ODUM, Eugene Pleasants. Fundamentos de Ecologia. 4ª ed. Lisboa: Fundação Caloustre Gulbenkian, 1988. 927 p.

PADOVANI, Carlos Roberto. Dinâmica espaço-temporal das inundações do Pantanal. Tese (Doutorado em Geografia) – USP/ESALQ/Ecologia Aplicada. São Paulo-SP.

SECRETARIADE AGRICULTURA. Pantanal, Nova Fronteira Econômica. Iº Encontro do Programa de Desenvolvimento do Pantanal: conferências, proposiçðes e subsídios. Anais... Corumbá, 1974.

VALVERDE, Orlando. Fundamentos Geográficos do Planejamento Rural do Município de Corumbá. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, 34 (1):49-144, jan/mar, 1972.

Downloads

Publicado

2011-12-01

Como Citar

Iadanza, E. do E. S., & Andrade, M. P. de. (2011). Pantanal: uma breve leitura ambiental e socioeconômica. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(68-69), 65–74. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/303