Força de linha: presença de negros no front de batalha na Guerra do Paraguai (1865-1870)

Autores

  • Aluísio Gonçalves de Farias

Palavras-chave:

Análise, Guerra do Paraguai, Negritude.

Resumo

O objeto de análise deste artigo é a fotografia encontrada no livro de Ricardo Salles — Guerra do Paraguai: Memória e Imagem (Imagem n°1), pagina 32, publicado pela Biblioteca Nacional. A citada imagem traz como personagens, soldados que estão em posição de revista (ou seja, prontos para passarem por uma inspeção de seus superiores). O estudo desta imagem revela pessoas da etnia negra e que, de acordo com o período trabalhado (século XIX), trata-se de elementos inferiores da sociedade escravista imperial, que serviam de mão de obra para a economia. À observação da foto passa por uma perspectiva da história social, em que apenas recentemente a historiografia lançou luz sobre esta parte da história e desse segmento social tão importante, que é o estudo da etnia negra no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aluísio Gonçalves de Farias

Doutorado em História (2015) pela Universidade Federal de Mato Grosso, Mestrado em Territórios e Fronteira pela mesma Instituição (2009), Graduação também em História (2007).

Referências

BARROSO, Gustavo. História Militar do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 2000.

CASTRO, Adler Homero Fonseca. Uniformes da Guerra do Paraguai. Artigo Publicado no site da Biblioteca Nacional: https://bndigital.bn.gov.br/dossies/guerra-do-paraguai/artigos/uniformes-da-guerra-do-paraguai/. Pagina acessada em 15-09-07.

CLAUSEWITZ, Karl von. De la guerra. Librodot . 2002. (Editora https://www.librodot.com).

DORATIOTO, Francisco. A Guerra do Paraguai. São Paulo: Editora Brasiliense. 1991.

DUARTE, Paulo de Queiroz. Os Voluntários da Patria na Guerra do Paraguai. Volume 1 Rio de Janeiro: Biblioteca do Exército, 1981.

KEEGAN, John. 1995. Uma História da Guerra. São Paulo. Cia. das Letras.

KOSSOY, Boris. Fotografia e Historia. 2º Edição Revista. São Paulo: Ateliê Editorial, 2001.

SALLES, Ricardo. Guerra do Paraguai: escravidão e cidadania na formação do Exército, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.

SALLES, Ricardo.Guerra do Paraguai: Memórias e Imagens. Rio de Janeiro: Biblioteca Nacional, 2003.

SOUZA, Jorge Prata de. Escravidão ou Morte: Os escravos brasileiros na Guerra do Paraguai. Rio de Janeiro: Mauad, ADESA, 1996.

TORAL, André. Imagens em Desordem: iconografia da Guerra do Paraguai (1864-1870) — São Paulo: Humanitas/FFCL-USP, 2001.

Downloads

Publicado

2008-12-01

Como Citar

Farias, A. G. de. (2008). Força de linha: presença de negros no front de batalha na Guerra do Paraguai (1865-1870). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(66), 57–68. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/320