Cartografias da descuiabanização da política Mato-grossense no final do século XX
Palavras-chave:
Política, Partidos, Elites Políticas, Mato Grosso, Populismo.Resumo
Este artigo trata da perda do comando político mato-grossense pelas elites domiciliadas na sua capital, chamado de descuiabanização. Para tanto, em primeiro lugar busca-se compreender as principais mudanças sociais, econômicas, demográficas e eleitorais experimentadas por Mato Grosso após a divisão, em 1979. Num segundo momento é feita uma análise do modelo político mato-grossense vigente nas décadas de 1980 e 1990, com destaque para os principais grupos que protagonizavam as disputas. O artigo busca demonstrar que tais grupos eram os mesmos da política estadual, acrescidos de seus aliados no interior do Estado. Na sua terceira parte, o artigo concentra-se em compreender algumas especificidades do campo político cuiabano, como o caráter carismático de suas lideranças e o perfil populista apresentado por elas. Por fim, na quarta parte, é analisada a crise sucessória em Cuiabá no final do período e seus impactos na política estadual, bem como oferece-se uma tentativa de sistematização nas considerações finais.
Downloads
Referências
Livros
ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. Paz sob fogo cerrado. Cuiabá: EdUFMT, 2012.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.
FREIRE, Américo. O Governador do Estado do Rio de Janeiro. In: SARMENTO, Carlos Eduardo. Chagas Freitas: perfil político. Rio de Janeiro: EdFGV, 1999.
MOTTA, Marly. Autonomia carioca e o município do Rio de Janeiro: os novos termos de uma velha relação. In. MOTTA, Marly. FREIRE, Américo.
SARMENTO, Carlos Eduardo. A política carioca em quatro tempos. Rio de Janeiro: EdFGV 2004.
WEFFORT, Francisco. 2. ed. O Populismo na Política Brasileira. São Paulo: Paz e Terra, 1980.
-
Artigos na imprensa
Blairo Maggi diz que interior exige aplicação justa do Fethab. Jornal O Documento de 26/07/2002. Disponível em <https://www.odocumento.com.br/materia.php?id=27060>. Acessado em 16/05/2013.
ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. “Desconstituição” do campo político cuiabano – Parte VI. Artigo publicado no site RD News em 09/07/2012. Disponível em https://www.rdnews.com.br/blog/post/desconstituicao-do-campo-politico-cuiabano-parte-vi. Acesso em 16/05/2013.
ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. “Desconstituição” do campo político cuiabano – Parte IV. Artigo publicado no site RD News em 18/06/2012. Disponível em https://www.rdnews.com.br/blog/post/desconstituicao-do-campo-politico-cuiabano-parte-iv. Acesso em 16/05/2013.
-
Webgrafia
https://jaironicolau.iuperj.br
-
Fontes documentais
GABINETE DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO. Retrospectiva das eleições em Mato Grosso: de 1945 a 1985. Cuiabá: Fundação Cândido Rondon, 1988.
-
Teses e dissertações
ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. Paz sob fogo cerrado: três gerações na política de Mato Grosso. 2007. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2007.
-
Depoimentos
FIGUEIRÓ, Ruben Figueiró. Entrevista oferecida ao autor. Campo Grande, 29/09/2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Vinicius de Carvalho Araújo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.