Cartografias da descuiabanização da política Mato-grossense no final do século XX

Autores

  • Vinicius de Carvalho Araújo

Palavras-chave:

Política, Partidos, Elites Políticas, Mato Grosso, Populismo.

Resumo

Este artigo trata da perda do comando político mato-grossense pelas elites domiciliadas na sua capital, chamado de descuiabanização. Para tanto, em primeiro lugar busca-se compreender as principais mudanças sociais, econômicas, demográficas e eleitorais experimentadas por Mato Grosso após a divisão, em 1979. Num segundo momento é feita uma análise do modelo político mato-grossense vigente nas décadas de 1980 e 1990, com destaque para os principais grupos que protagonizavam as disputas. O artigo busca demonstrar que tais grupos eram os mesmos da política estadual, acrescidos de seus aliados no interior do Estado. Na sua terceira parte, o artigo concentra-se em compreender algumas especificidades do campo político cuiabano, como o caráter carismático de suas lideranças e o perfil populista apresentado por elas. Por fim, na quarta parte, é analisada a crise sucessória em Cuiabá no final do período e seus impactos na política estadual, bem como oferece-se uma tentativa de sistematização nas considerações finais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius de Carvalho Araújo

Mestre em História pela Universidade Federal de Mato Grosso (2007). Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e Gestor Governamental do Governo do Estado.

Referências

Livros

ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. Paz sob fogo cerrado. Cuiabá: EdUFMT, 2012.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

FREIRE, Américo. O Governador do Estado do Rio de Janeiro. In: SARMENTO, Carlos Eduardo. Chagas Freitas: perfil político. Rio de Janeiro: EdFGV, 1999.

MOTTA, Marly. Autonomia carioca e o município do Rio de Janeiro: os novos termos de uma velha relação. In. MOTTA, Marly. FREIRE, Américo.

SARMENTO, Carlos Eduardo. A política carioca em quatro tempos. Rio de Janeiro: EdFGV 2004.

WEFFORT, Francisco. 2. ed. O Populismo na Política Brasileira. São Paulo: Paz e Terra, 1980.

-

Artigos na imprensa

Blairo Maggi diz que interior exige aplicação justa do Fethab. Jornal O Documento de 26/07/2002. Disponível em <https://www.odocumento.com.br/materia.php?id=27060>. Acessado em 16/05/2013.

ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. “Desconstituição” do campo político cuiabano – Parte VI. Artigo publicado no site RD News em 09/07/2012. Disponível em https://www.rdnews.com.br/blog/post/desconstituicao-do-campo-politico-cuiabano-parte-vi. Acesso em 16/05/2013.

ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. “Desconstituição” do campo político cuiabano – Parte IV. Artigo publicado no site RD News em 18/06/2012. Disponível em https://www.rdnews.com.br/blog/post/desconstituicao-do-campo-politico-cuiabano-parte-iv. Acesso em 16/05/2013.

-

Webgrafia

https://www.ipeadata.gov.br.

https://www.tse.gov.br.

https://jaironicolau.iuperj.br

-

Fontes documentais

GABINETE DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO. Retrospectiva das eleições em Mato Grosso: de 1945 a 1985. Cuiabá: Fundação Cândido Rondon, 1988.

-

Teses e dissertações

ARAÚJO, Vinicius de Carvalho. Paz sob fogo cerrado: três gerações na política de Mato Grosso. 2007. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, 2007.

-

Depoimentos

FIGUEIRÓ, Ruben Figueiró. Entrevista oferecida ao autor. Campo Grande, 29/09/2006.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Araújo, V. de C. (2014). Cartografias da descuiabanização da política Mato-grossense no final do século XX. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(74), 135–152. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/337