Escolas e mestres em Campo Grande na historiografia memorialística de José Barbosa Rodrigues

Autores

  • Daniela Felisberto da Silva
  • Jacira Helena do Valle Pereira

Palavras-chave:

Mestres e escolas, Fontes memorialísticas, José Barbosa Rodrigues.

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho de conclusão de curso que teve como objeto de estudo mestres e escolas em fontes da historiografia memorialística de José Barbosa Rodrigues. A utilização de fontes que trazem memórias permite a superação do historicismo e a percepção de elementos não diretamente citados pelo memorialista, porém inscritos nas entrelinhas dos relatos. O embasamento teórico-metodológico está pautado nas contribuições de autores como: Alves (2003, 2005); Centeno (2006) e Oliveira e Rodrigues (2009). Após as leituras na historiografia memorialística de José Barbosa Rodrigues encontramos escritos confirmados e contrapostos pela historiografia acadêmica. Compreendemos que a pesquisa em educação pode encontrar nas fontes memorialísticas, elementos indispensáveis na compreensão do processo histórico educacional.

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Biografia do Autor

Daniela Felisberto da Silva

Curso de Mestrado/PPGEdu/UFMS.

Jacira Helena do Valle Pereira

PPGEdu/UFMS.

Referências

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Publicado

2014-12-01

Como Citar

Silva, D. F. da, & Pereira, J. H. do V. (2014). Escolas e mestres em Campo Grande na historiografia memorialística de José Barbosa Rodrigues. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(74), 217–236. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/341