A propósito de Chapada dos Guimarães

Um breve resgate histórico

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira

Palavras-chave:

Resgate histórico, Chapada dos Guimarães, Mato Grosso.

Resumo

Chapada dos Guimarães, durante os períodos colonial e imperial, manteve estreita relação com Cuiabá, município do qual fazia parte. Recordar historicamente o percurso de Chapada constitui um exercício indispensável para a compreensão dos primórdios da trajetória histórica de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em Educação, Mestre em História, professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso e Curadora da Casa Barão de Melgaço.

Referências

CAMELO, Antônio Cabral. Notícias práticas das Minas de Cuiabá. Revista do IHGB, Rio de Janeiro, v. 4, 1842.

CARTA de Rodrigo César de Meneses ao rei de Portugal discorrendo sobre o caminho terreste aberto entre as Minas de Cuiabá e São Paulo. Cuiabá 8 de maio de 1726. NDIHR - Documentos Ibéricos.

FERREIRA, João Carlos. Mato Grosso e seus Municípios. Cuiabá: Buriti, 2001.

FLORENCE, Hercules. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas. Brasília, 1941.

MELGAÇO, Barão de. Apontamentos para o Diccionario Chorographico da Província de Mato Grosso. RIHGB, tomo XLVII, Parte 2, p. 350.

MESQUITA, José Barnabé. A Chapada Cuiabana. Fundação Cultural, 1977.

OFÍCIO de Bartolomeu Pais de Abreu ao governador da Capitania de São Paulo, solicitando autorização para abertura de estrada de terra ligando as Minas de Cuiabá com São Paulo. Cuiabá, 28 de outubro de 1721. NDIHR - Documentos Ibéricos.

RELATÓRIO apresentado pelo Presidente da Província de Mato Grosso, Alexandre Manuel Albino de Carvalo, à Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 3 de agosto de 1865.

RELATÓRIO apresentado pelo Presidente da Província de Mato Grosso, Augusto Leverger, à Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 3 de maio de 1852.

RELATÓRIO apresentado pelo Presidente da Província de Mato Grosso, Augusto Leverger, à Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 3 de maio de 1854.

RELATÓRIO apresentado pelo Presidente da Província de Mato Grosso, Herculano Ferreira Pena, à Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 3 de maio de 1863.

RELATÓRIO apresentado pelo Presidente da Província de Mato Grosso, Joaquim José de Oliveira, à Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 3 de maio de 1849.

ROSA, Carlos A. A Vila Real do Senhor Bom Jesus do Cuiabá (vida urbana em Mato Grosso no século XVIII: 1722-1808). Tese de Doutorado, Departamento de História, FFLCH, USP-SP, 1996. (mimeo).

ROSA, Carlos A. Esbarro no hoje, recuo no tempo, galope na história. RIHGMT, T. CXLIII, Ano LXVII, 1985, p. 39.

SILVA, Paulo Pitaluga Costa e. Dicionário biográfico do Mato Grosso colonial. Mímeo.

Downloads

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Siqueira, E. M. (2004). A propósito de Chapada dos Guimarães: Um breve resgate histórico. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(62), 43–66. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/353