A origem do nome Mato Grosso

Autores

  • Paulo Pitaluga Costa e Silva

Palavras-chave:

Origens, Mato Grosso.

Resumo

Na busca de índios e ouro, Pascoal Moreira Cabral e seus bandeirantes paulistas fundaram Cuiabá a 8 de abril de 1719, num primeiro arraial, São Gonçalo Velho, situado nas margens do rio Coxipó em sua confluência com o rio Cuiabá. Em 1734, os irmãos Fernando e Artur Paes de Barros, atrás dos índios Parecis, descobriram veio aurífero, que resolveram denominar de Minas do Mato Grosso, situadas nas margens do rio Galera, no vale do Guaporé. Perto dessa extensão de mato, dois anos depois fundaram as Minas de São Francisco Xavier. Assim, com o correr dos anos, toda a região adjacente, pontilhada de arraiais de mineradores, ficou conhecida na histórica como as Minas do Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva

Historiador, advogado e empresário. Sócio do IHGMT e seu ex-presidente.

Referências

Anais de Vila Bela. Cuiabá: IHGMT, 2001. Publicações Avulsas, 28.

FONSECA, José Gonçalves da. Notícia da Situação de Mato Grosso e Cuiabá. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: tomo XIX, 1866.

MENDONÇA, Marcos Carneiro de. Rios Guaporé e Paraguai, primeiras fronteiras definitivas do Brasil. Rio de Janeiro: Biblioteca Reprográfica Xerox, 1983.

MENDONÇA, Estevão de. Datas Mato-grossenses. Niterói: Salesianas, v. I, 1919.

Downloads

Publicado

2004-12-01

Como Citar

Silva, P. P. C. e. (2004). A origem do nome Mato Grosso. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(62), 161–167. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/357