Homenagens ao Barão de Melgaço

Autores

  • Sônia Regina Romancini
  • Aníbal Alencastro

Palavras-chave:

Homenagem.

Resumo

Este artigo destaca a presença do Bardo de Melgaço em Mato Grosso a, de forma particular, em Cuiabá. A partir do conceito de antropotopônimo, ou seja, os nomes de lugares constituídos a partir dos designativos pessoais, enfocou-se as diferentes homenagens restadas ao Bardo de Melgaço, com a atribuicdo de seu nome aos diferentes locais como, por exemplo, Município de Barão de Melgaço, Município de Santo Antônio do Leverger, Rua Barão de Melgaço, Casa rio de Melgaço, Brigada Barão de Melgaço, dentre outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina Romancini

Doutora em Geografia pela FCT/UNESP. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA) e do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Aníbal Alencastro

Geógrafo e escritor. Possui especialização em Aerofotogrametria pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Membro benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Referências

DICK, Maria Vicentina P. A. A motivação toponimica e a realidade brasileira. Sao Paulo: Arquivo do Estado, 1990.

FERREIRA, Jodo C. V. & SILVA, Pe. José M. Cidades de Mato Grosso: origem e significado de seus nomes. Cuiabá: J. C. V. Ferreira, 1998.

FREITAS, Moacyr. A arquitetura da Casa Barão de Melgaço. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Vol. 59. Cuiabá: IHGMT, Entrelinhas, 2001. p. 215-221.

LEITE, Luis Philippe P. Monumentos de Mato Grosso. Cuiabá: Fundação Julio Campos, 1994.

MELGAÇO, Barão de. Apontamentos para o Diccionario Chorographico da Província de Mato-grosso pelo Barão de Melgaço. s.l., s.d.

MENDONCA, Estevão. Datas mato-grossenses. Cuiabá, Casa Civil do governo do Estado de Mato Grosso, 1973. Vol. I e II.

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO. Portaria Ministerial n.º 229, de 17 de maio de 1994.

PROENÇA, M. Cavalcanti. No têrmo de Cuiabá. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1958.

Downloads

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Romancini, S. R., & Alencastro, A. (2002). Homenagens ao Barão de Melgaço. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(60), 51–62. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/406

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>