A influência do Barão de Melgaço na cultura Mato-grossense

Autores

  • Paulo Pitaluga Costa e Silva

Palavras-chave:

Barão de Melgaço, Augusto Leverger, Influência, Cultura, Mato Grosso.

Resumo

A primeira metade do século XIX foi uma época que primou pelo obscurantismo intelectual em Mato Grosso. Homens letrados, somente os que vinham de fora para a admi-nistracdo publica. Produção literária, as poucas poesias de Brás Pereira Mendes nos idos de 1830, de duvidoso primor poético e de resto, um deserto cultural. A figura de Augusto Leverger, o Bardo de Melgaço, despontou em meados desse século. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva

Historiador, advogado e empresário. Sócio do IHGMT e seu ex-presidente.

Referências

CORRÊA, Valmir Batista. Os Herdeiros de Leverger. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Cuiabá: tomo 151/152, 1994, p.271/87.

CORREA FILHO, Virgilio. Leverger - O Bretão Cuiabanizado. Cuiabá: Fundação Cultural, 1979

LEVERGER, Augusto. Breve Memória relativa à Corografia da Província de Mato Grosso. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: to-mo XXVIII, 1865

O Archivo. Cuiabá: Arquivo Público, v. 7, Edição comemorativa do 250. aniversário do passamento do inolvidável Barão de Melgaço, 14 de janeiro/1905.

SILVA, Paulo Pitaluga Costa e. Historia da Fundação do Instituto Histórico de Mato Grosso. Cuiabá: IHGMT, 1999 (Publicações Avulsas, 17).

Downloads

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Silva, P. P. C. e. (2002). A influência do Barão de Melgaço na cultura Mato-grossense. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(60), 133–138. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/411