Barão de Melgaço: o personagem, o pantanal e o município a propósito do turismo cultural

Autores

  • Suíse Monteiro Leon Bordest
  • Ubaldo Monteiro da Silva

Palavras-chave:

Turismo, Barão de Melgaço, Augusto Leverger, Mato Grosso.

Resumo

Considerando a perspectiva de se intensificar o turismo alternativo (ecoturismo, turismo em espaço rural, turismo cultural) na região pantaneira, tomamos como exemplo ilustrativo, que poderá ser amadurecido no seio da comunidade, uma de suas referências históricas e geográficas: Augusto Leverger, o Barão de Melgaço. O referido personagem da história mato-grossense dá nome ao prédio que abriga o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso (IHGMT) e a academia Mato-Grossense de Letras - a Casa Barão de Melgaço. Ao conduzimos o nosso olhar para Barão de Melgaço, queremos lembrar não apenas o personagem, mas também alguns topônimos dele derivados: o pantanal, o município e a cidade, conectados à ideia de bens patrimoniais (naturais e culturais), passíveis de serem vistos como atrativos para a prática turística pantaneira. Será preciso algum tempo, debates e esforços, para que e com o uso da criatividade, um novo modo de fazer turismo no meio pantaneiro, se torne realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suíse Monteiro Leon Bordest

Geógrafa. Professora Doutora aposentada da UFMT. Sócia efetiva do IHGMT.

Ubaldo Monteiro da Silva

Foi militar, político, historiador, escritor, poeta, professor e jornalista. Faleceu em 2004, aos 88 anos.

Referências

AB' SABER, A. N. Notas de Palestra em Jornal. Azis Ab' Saber revela se preocupar com o Pantanal. A GAZETA. Cuiaba. 23/07/2002.

BARRETO, Cristina Patrimonio Histórico. In: Turismo e Cultura: a Historia e os atrativos regionais. (org. Ana Beatriz R. Gongalves e Claudete Boff) Santo Angelo, RS: Gráfica Venâncio Ayres, 2001. P. 99-104.

BARRETO, Margarita. Turismo e Patrinonio: Meios ou Fins? In: I Jornada de Turismo, Meio Ambiente e Patrimônio Cultural Resumo do Seminário), São Paulo: ALEPH, 2001. p.103-106.

BORDEST, Suise M. L.; MACEDO, Miramy; PRIANTE, Josita Correto. Matutando Turismo. Cuiabá: EdUFMT. 1999.

ESPIRITO SANTO, J. E. larô-Tata: O monstro de Chacororé. Cuiabá. IHGMT. Publicações Avulsas n. 14-1998.

JUCÁ, Pedro Rocha. Barão de Melgaço, Exemplo de Cultura (2002) In: Varanda Cuiabana (Memórias). Jornal Eletrônico, prjuca@terra.com.br. Cuiabá 12/05/2002.

KINKER, Sonia Ecoturismo e Conservação da Natureza em Parques Nacionais.Campinas, SP; Papirus, 2002 ( Coleção Turismo).

KOTHER, Beatriz Patrimônio Histórico e Turismo In: Turismo e Cutura: A História e os Atrativos Regionais . Santo Ângelo, RS: Gráfica Venâncio. Ayres, 2001.

MARINS, Rubens Virgílio; MONTEIRO, José Roberto Borges; SILVA, Vangil Pinto da. Limnologia de 4 lagos da região de Barão de Melgaço no Pantanal de Mato Grosso. Cuiabá: Secretaria de Agricultura de MT/SUDEP/UFSCar, 1979.

MONTEIRO DA SILVA, Ubaldo. Augusto Leverger (Barão de Melgaço) In: Comemorativa aos 80 Anos de Fundação. Tomos CXLVII, Ano LXXI. Revista do IHGMT, 1999. p.51-55.

PENA, Maria de los Dolores J. Introdução. I Jornada de Turismo, Meio Ambiente e Patrimonio Cultural (Resumo do Seminário), São Paulo: ALEPH, 2001. p. 9-13.

Downloads

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Bordest, S. M. L., & Silva, U. M. da. (2002). Barão de Melgaço: o personagem, o pantanal e o município a propósito do turismo cultural. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(60), 145–154. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/413