Um fenômeno avistado e anotado por Augusto Leverger em 1846

Autores

  • Paulo Pitaluga Costa e Silva

Palavras-chave:

Augusto Leverger, OVNI, Rio Paraguai.

Resumo

Augusto Leverger, foi oficial da Marinha Imperial brasileira, cientista e Presidente da Província de Mato Grosso por cinco vezes. Em viagem pelo rio Paraguai até Assunção, em 1846, foi testemunha de um fenômeno inexplicável. Um globo luminoso, que também chamou de disco, passou pelo navio em que estava, fez uma curva e desapareceu no horizonte. O globo deixou um rastro luminoso e era composto de 3 partes distintas e superpostas. Em Assunção, o embaixador do Brasil Pimenta Bueno, também observou o fenômeno. Leverger fez todos os cálculos trigonométricos e verificou a direção do disco e registrou que o mesmo passou há 50 léguas de Assunção. Fenômeno atmosférico ou disco voador em 1846?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva

Membro efetivo e ex-Presidente do IHGMT. Historiador e autor de diversas obras que versam sobre Mato Grosso.

Referências

CORRÊA FILHO, Virgílio. História de Mato Grosso. Rio de Janeiro: INL, 1969.

CORRÊA FILHO, Virgílio. Leverger, o bretão cuiabanizado. Cuiabá: Fundação Cultural de Mato Grosso, 1979.

GAZETA OFFICIAL do Império do Brasil – Parte Official. Rio de Janeiro: v. I, n. 74, 26 nov. 1846, p. 295.

LEVERGER, Augusto. Roteiro da Navegação do rio Paraguay desde a foz do São Lourenço até o Paraná. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: v. 25, 1862, p. 211-284.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Silva, P. P. C. e. (2012). Um fenômeno avistado e anotado por Augusto Leverger em 1846. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(71), 29–38. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/423