40 anos de Ciências Contábeis

Autores

  • Benedito Pedro Dorileo (1934-2019)

Palavras-chave:

Legislação da Contabilidade, Celebração, Resignação dos mato-grossenses, Origens da UFMT, Escola de Comércio, Guarda-livros, Escola Técnica, ICLC, Tarefa emergencial, Ciências Contábeis.

Resumo

No tempo das quatro décadas de criação do curso de Ciências Contábeis em Mato Grosso, propõe-se uma reflexão sobre o Centro-Oeste e Cuiabá esquecidos até o surgimento da Universidade Federal. O curso criado e estruturado na soleira da UFMT, com menção histórica da Contabilidade no Estado. O Instituto de Ciências e Letras e a Faculdade de Direito como instituições supedâneas. Digressão decorrente para lembrar tarefas emergenciais na salvaguarda dos cursos preexistentes sem agasalho legal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Pedro Dorileo, (1934-2019)

Cuiabano. Foi professor, advogado, escritor, historiador e político. Foi o primeiro reitor eleito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); presidiu a Câmara dos Vereadores de Cuiabá; Instalou a primeira Defensoria Pública de Mato Grosso; foi Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso. Suas obras Miçanga, Egéria Cuiabana, Centenário da Egéria Cuiabana, Nomeação de Reitor, Pensar para Fazer, Universidade, o Fazejamento, Cholo, e Ensino Superior em Mato Grosso. Faleceu aos 85 anos, no dia 12 de dezembro de 2019. (Fonte)

Referências

DORILEO, Benedito Pedro. Universidade, O Fazejamento. Cuiabá: UFMT, 1977.

DORILEO, Benedito Pedro. Ensino Superior em Mato Grosso. Campinas-SP: Komedi, 2005.

MENDONÇA, Rubens de. Evolução do Ensino em Mato Grosso. Goiânia: Rio Bonito, 1977.

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

Dorileo, B. P. (2012). 40 anos de Ciências Contábeis. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 2(71), 107–112. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/427