O Ensino em Mato Grosso no século XVIII e início do XIX

Autores

  • Carlos Francisco de Moura

Resumo

O ensino no século XVIII padeceu em Mato Grosso de óbices ainda maiores do que nas demais capitanias, devido a condições, devido a condições locais mais desfavoráveis, fáceis de se imaginar em região tão remota. Paradoxalmente, entretanto, ali se tentaram projetos ambiciosos, e, se uns, superdimensionados em relação às possibilidades do meio na época, não puderam ser levados avante, outros tiveram realização prática e precederam de quase dois séculos as fundações correspondentes em outras regiões brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Francisco de Moura

Pesquisador. Membro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Sócio Correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. (1932-).

Referências

ALINCOURT, Luís d'. Resultado dos Trabalhos e Indagações Statísticas da Província de Mato Grosso (Cuiabá, 1828). Anais da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, vol. III, 1880.

Anais da Biblioteca Nacional. vol. 107, 1987. Rio de Janeiro, 1991.

ARAÚJO, Carlos da Silva. Figuras e Factos na História da Farmácia no Brasil Português. s.d/s.n.

Convergência - Revista Cultural do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura. Ano 1, n. 2, Rio de Janeiro, jan./jun. 1977.

COELHO, Felippe José Nogueira. Memórias Chronologicas da Capitania de Mato-Grosso. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Segunda Série, Tomo Sexto, Rio de Janeiro, 1850.

CORREA FILHO, Virgílio. As Raias de Mato Grosso. Vol. IV. Fronteira Occidental, S. Paulo, 1926.

FREYRE, Gilberto. Contribuição para uma Sociologia da Biografia - O exemplo de Luiz de Albuquerque, governador de Mato Grosso no fim do século XVIII. 2 vol., Lisboa, 1968.

MARCÍLIO, Humberto. História do Ensino em Mato Grosso. Secretaria de Educação, Cultura e Saúde de Mato Grosso, Cuiabá, 1963.

MELGAÇO, Barão de. Apontamentos Cronológicos da Província de Mato Grosso. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, vol. 205, 1949.

MENDONÇA, Estevão de. Datas Matogrossenses. 2ª ed., vol. 1. s.d/s.n.

MENDONÇA, Rubens de. Dicionário Biográfico Mato-Grossense. 2ª ed. s.d/s.n.

MESQUISTA, José de. Os primeiros Bacharéis Mattogrosenses. Revista do Instituto Histórico de Matto-Grosso. ano 1925, período VII, tomo XIV.

MORAIS, Francisco. Estudantes da Universidade de Coimbra Nascidos no Brasil - separata de Brasília Suplento ao Vol. IV. Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Instituto de Estudos Brasileiros, Coimbra, 1949.

PAIVA, Ana Mesquisa Martins de, et. all. Antônio Rolim de Moura - Correspondências. Vol. 1.

SACRAMENTO BLAKE. Diccionário Bibliographico Brazileiro. reimpresso em off-set. Conselho Federal de Cultura, 7º vol., 1970.

SIQUEIRA, Joaquim da Costa. Chronicas do Cuyabá. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, vol. IV, 1898-99.

SIQUEIRA, Joaquim da Costa. Compêndio Histórico Chronológico das Notícias de Cuiabá, Repartição da Capitania de Mato Grosso. Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. 2ª série, tomo 6º, 1850.

SOUSA, Maria Cecília Guerreiro de. Inventário de Documentos Históricos sobre o Centro-Oeste. vol. III, p. 47.

RODRIGUES, Firmo J. Apontamentos Históricos dos Hospitais de S. João dos Lázaros e da S. Casa de Misericórdia de Cuiabá. Revista do Instituto Histórico de Mato Grosso, tomo VIII, 1923.

Downloads

Publicado

2001-12-01

Como Citar

Moura, C. F. de. (2001). O Ensino em Mato Grosso no século XVIII e início do XIX. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(59), 19–39. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/451