A formação econômica e social de Mato Grosso: aproximações com o documento de referência curricular do ensino médio – Geografia

Autores

  • Jalme Santana de Figueiredo Junior

Palavras-chave:

Formação Econômica e Social, Educação Básica, Mato Grosso, Ensino de Geografia, Cidadania.

Resumo

O Ensino de Geografia na Educação Básica de Mato Grosso pode oferecer grandes contribuições para a formação de uma cidadania voltada para a preservação ambiental e resoluções dos problemas sociais. No entanto, tal processo exige compromisso teórico e apoio de políticas públicas que possam viabilizar uma formação curricular flexível, ampla e crítica. Desse modo, está o Documento de Referência Curricular para o Ensino Médio de Mato Grosso, incentivando o processo de compreensão da Formação Social e Econômica do estado? Aqui se aloca a Formação Social e Econômica enquanto categoria basilar para e promoção de uma educação geográfica qualitativa. A partir desse questionamento organizou-se um estudo dirigido em torno dos documentos de referência curricular para a educação básica de Mato Grosso a luz de teóricos da Geografia, o trabalho produzido é fruto de uma reflexão em torno de uma pesquisa bibliográfica.

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Biografia do Autor

Jalme Santana de Figueiredo Junior

Doutorando em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Membro Fundador do Instituto Histórico e Geográfico de Várzea Grande-MT (IHGVG-MT), Professor de Geografia na Educação Básica de Mato Grosso, atualmente Diretor Escolar da EE José Leite de Moraes, no município de Várzea Grande-MT.

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Publicado

2023-12-04

Como Citar

Figueiredo Junior, J. S. de. (2023). A formação econômica e social de Mato Grosso: aproximações com o documento de referência curricular do ensino médio – Geografia. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(85), 153–172. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/702