Clóvis Hugueney Irigaray: estética e humanização juruna do Brasil Central – 1975

Autores

  • Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo

Palavras-chave:

Artes visuais, Nação Juruna, Mato Grosso, Irigaray.

Resumo

Em 1975, o artista plástico mato-grossense Clóvis Hugueney Irigaray apresentou, em São Paulo-SP, dezoito documentos visuais da série “Xinguana”, denotando os nativos do Brasil Central, e alguns inseridos devidamente no topo da hierarquia social. Essa exposição, originalmente denominada de “Detalhes do Xingu”, foi gestada no contexto da ditadura empresarial-militar no Brasil, momento em que os indígenas foram qualificados como inimigos internos, vitimados pelo genocídio, esbulhados de seus territórios e vistos pela sociedade como “inumanos” e “selvagens”. Portanto, o artista antecipa, por meios estéticos, uma narrativa global com a irrupção e a consolidação dos direitos humanos para os povos vernaculares, dentre eles os Juruna de Mato Grosso. Assim, este artigo visa compreender e analisar uma das obras dessa série, que não tem título. Para tanto, foram realizadas pesquisas em fontes bibliográficas, iconográficas e documentais, buscou-se a explicação histórica desse desenho frente à política oficial de integração rápida e forçada da sociedade indígena à civilização exercida pela Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Como resultado, percebeu-se que a proposição analítica de Irigaray se trata de uma contestação política que humaniza e condiciona o Mato Grosso nativo como sujeito histórico e cultural no imaginário coletivo. A comunicação visual do artista, bem à maneira antropofágica de Oswald de Andrade, dá visibilidade à identidade multicultural dos povos tradicionais e os insere, ao mesmo tempo, como sujeitos que ocupam os espaços, consomem e desfrutam dos privilégios restritos à classe dominante, fato que se contrapõe frontalmente à mecânica da União e da sociedade nacional que desprezava os indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Túlio Cesar de Arruda Ferreira Diogo

Doutorando em História pelo PPGHis da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e bolsista Capes.

Referências

ADALBERT, Príncipe da Prússia 1811-1873. Brasil: Amazônia–Xingu / Príncipe Adalberto da Prússia. Tradução de Eduardo de Lima e Castro. Brasília: Senado Federal, Conselho Editorial, 2002.

AGOSTINI, Angelo. Revista Illustrada. Rio de Janeiro, 20 de março de 1886, ano 11. Edição n°. 429, primeira página.

ANDRADE, Oswald de. O Manifesto Antropofago. Revista de Antropofagia. São Paulo, maio de 1928. Ano 1, n°. 1.

ARGAN, Giulio Carlo. Walter Gropius e a Bauhaus. Rio de Janeiro: José Olympio, 2005, p. 61-64.

AZEVEDO, Thales de. Democracia racial: ideologia e realidade. Petrópolis: Editora Vozes, 1975.

BAXANDALL, Michael. O olhar renascente. Tradução de Maria Cecília Preto da Rocha Almeida. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.

BAXANDALL, Michael. Padrões de intenção: a explicação histórica dos quadros. Tradução de Vera Maria Pereira. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

BERTOLOTO, José Serafim. Clóvis Irigaray: arte, memória, corpo. Cuiabá: Ed. do Autor, 2001.

BOLETIM DO CIMI. Conselho Indigenista Missionário. Campo Grande, 1 de setembro de 1972, número 01.

BOMFIM, Márcia. As Engrenagens da Cidade. Cuiabá: EdUFMT, 2010.

BRASIL. Projeto de Lei nº. 3.107, de 6 de maio de 1953. Dispõe sobre a criação do Parque Indígena do Xingu e dá outras providências. Câmara dos Deputados. Disponível em: https://encurtador.com.br/fKOPU. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Decreto Lei nº. 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Disponível em: https://encurtador.com.br/cEMWX. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Decreto nº. 50.455, de 14 de abril de 1961. Cria o Parque Nacional de Xingu. Disponível em: https://encurtador.com.br/aquIS. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Decreto nº. 51.084, de 31 de junho de 1961. Regulamenta o Decreto n°.: 50.455, de 14 de abril de 1961, que criou o Parque Nacional do Xingu, e dá outras providências. Disponível em: https://encurtador.com.br/cdAIM. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Decreto-Lei nº. 1.106, de 16 de junho de 1970. Cria o Programa de Integração Nacional, altera a legislação do imposto de renda das pessoas jurídicas na parte referente a incentivos fiscais e dá outras providências. Disponível em: https://encurtador.com.br/awyJ6. Acesso em: 8 set. 2020.

BRASIL. Emenda Constitucional nº. 1, de 17 de outubro de 1969. Edita o novo texto da Constituição Federal de 24 de janeiro de 1967. Disponível em: https://encurtador.com.br/SWX03. Acesso em: 8 set. 2020.

BRIENEN, Rebecca Parker. Albert Eckhout: visões do paraíso selvagem: obra completa. Rio de Janeiro: Capivara, 2010.

BUCKER, Hélio Jorge; BUCKER, Ivete Bastos. Nas Pegadas de Rondon. Cuiabá: Entrelinhas, 2005.

CALIRMAN, Claudia. Arte brasileira na ditadura militar: Antonio Manuel, Artur Barrio e Cildo Meireles. Rio de Janeiro: Reptil, 2013.

CANONGIA, Ligia. O legado dos anos 60 e 70. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2005.

CARDOSO DE MELLO, João Manuel; NOVAIS, Fernando Antônio. Capitalismo tardio e sociabilidade moderna. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz (Org.) História da vida privada no Brasil; 4: contrastes da intimidade contemporânea. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. Capítulo 9, p. 559-658.

CASALDÁLIGA, Pedro. Uma Igreja da Amazônia em conflito com o latifúndio e a marginalização social. Carta Pastoral. São Félix do Araguaia, 10 de outubro de 1971, p. [01-30].

CHASE, Linda. Les Hyperrealistes americains. Paris: Éditions Filipacchi, 1973, p. 1-75.

COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado: cultura marginal no Brasil das décadas de 1960 e 1970. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

COUDREAU, Henri. Viagem ao Xingu. Tradução de Eugênio Amado. Belo Horizonte: Itatiaia; São Paulo: Edusp, 1977.

CUNHA, Manuela Carneiro da. História dos Índios no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

DREIFUSS, René Armand. 1964 A conquista do Estado: ação política, poder e golpe de classe. Rio de Janeiro: Vozes, 1986.

ECO, Umberto. Sobre os espelhos e outros ensaios. Tradução de Sugli Specchi e Altri Saggi. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989.

ESTADO DE MATO GROSSO, PREFEITURA MUNICIPAL DE ALTO ARAGUAIA. Decreto n°. 04/73, de 20 mar. de 1973. Dispõe sobre a nomeação de Clóvis Hugueney Irigaray para exercer o cargo de subsecretário Municipal. Alto Araguaia, 20 de março de 1973.

ETNOGRAFIA TRAZ PINTOR AO RECIFE. [Jornal] Diário de Pernambuco, Recife, 24 de julho de 1973. Edição nº. 196. Primeiro Caderno, p. 2.

EXPOSIÇÕES. [Jornal] Folha de São Paulo, São Paulo, 15 de agosto de 1975. Edição n°. 16.957, p. 39.

FARGETTI, Cristina Martins. Terminologia da Cultura Material Juruna. Araraquara: Letraria, 2021.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2019.

FAVARETTO, Celso. A invenção de Hélio Oiticica. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2015.

¡¡FECHAS IMPORTANTES PARA RECORDAR!! [Periódico] Abia Yala. Ano 2. n°. 3. Costa Rica, 1997, p. [35]. Disponível em: https://encurtador.com.br/IJQR1. Acesso em: 19 de mar. de 2023.

FÉLIX, Moacyr et al. Encontros com a Civilização Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.

FERNANDES, Amaury. Espetáculos de civilidade: modernidade e pós-modernidade no papel-moeda brasileiro. [Revista] Arte & Ensaios, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais/ Escola de Belas Artes, UFRJ, Rio de Janeiro, v. 23, n. 23, p. 38-49, nov. de 2011. Disponível em: https://encurtador.com.br/jJ349. Acesso em: 12 dez. de 2022.

FERREIRA DIOGO, Túlio Cesar de Arruda. Desprezo e humanização de sociedades indígenas em Mato Grosso: Clóvis Hugueney Irigaray e a arte hiper-realista – 1975. Anais do Sétimo Encontro de Iniciação Científica e Pós-graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. São Paulo: Instituto Federal de São Paulo, 2022, p. [589-593].

FERREIRA, Jorge; DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. O Brasil Republicano: O tempo da ditadura, regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.

FIGUEIREDO, Aline (Org.). MACP/UFMT: 40 anos. Percurso [Magia Propiciatória]. Cuiabá: UFMT/Fundação Uniselva/Entrelinhas, 2014.

FIGUEIREDO, Aline; ESPÍNDOLA, Humberto. MACP: [animação cultural e inventário do acervo do Museu de Arte e Cultura Popular da UFMT]. Cuiabá: Entrelinhas, 2010.

FIGUEIREDO, Aline. Artes Plásticas no Centro – Oeste. Cuiabá: Edições UFMT/MACP, 1979.

FIGUEIREDO, Aline et al. As artes visuais na Amazônia: reflexões sobre uma visualidade regional. In: A experiência do Centro-Oeste: arte e identidade cultural. Rio de Janeiro: Funarte, 1985, p. 123-136.

FORD. Gálaxie: um estado de espírito. Um estilo de vida. [Revista] Manchete, Rio de Janeiro, 2 de março de 1968. Edição n°. 828, p. 74-75.

FREITAS, Artur. Arte de Guerrilha: Vanguarda e Conceitualismo no Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2013.

FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Pré-Bienal de São Paulo. Setembro. Outubro. 1970. Secretaria da Educação e Cultura de São Paulo: São Paulo, 1970. Disponível em: https://encurtador.com.br/osxy8. Acesso em: 30 mar. de 2024. p. 21-36.

FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO. Bienal Nacional - 74. Novembro a dezembro. Secretaria da Educação e Cultura de São Paulo: São Paulo, 1974. Disponível em: https://encurtador.com.br/sDPW7. Acesso em: 18 mar. de 2024. p. 62.

GALVÃO, Eduardo. Breve notícias sobre os índios Juruna. Revista do Museu Paulista. Nova Série, volume VI, São Paulo: 1952, p. 469-480.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA DA CULTURA, CIÊNCIA E TECNOLOGIA. Realismo. Paços das Artes, março-abril de 1976. São Paulo.

HOBSBAWM, Eric J. Era dos Extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhias das Letras, 1995.

ÍNDIOS brasileiros reúnem-se para o Congresso Parque Nacional do Xingu. [Jornal] Diário de Pernambuco, Recife, 11 de novembro de 1974. Edição n°. 304, Primeiro Caderno, p. 5.

ÍNDIOS, TEMA DE CLÓVIS DE IRIGARAY. [Jornal] O Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 20 de agosto de 1975. Edição n°. 7152, p. [10].

JUNQUEIRA, Carmen. Antropologia indígena: uma introdução histórica dos povos indígenas no Brasil. São Paulo: Educ, 1991.

KOSSOY, Boris. Fotografia e História. São Paulo: Ateliê Editorial, 2012.

LETZE, Otto (Org.). Photorealism: 50 years of hyperrealistic painting. USA: Hatje Gantz, 2013.

LIMA, Nestor dos Santos. Post e Eckhout de volta ao Brasil 300 anos depois. [Jornal] Diário de Pernambuco, Recife, 21 de abril de 1968. Edição nº. 93. Primeiro Caderno, p. 2.

MACHADO, Maria de Fátima Roberto. Museu Rondon: antropologia e indigenismo na Universidade da Selva. Cuiabá: Entrelinhas, 2009.

MATO GROSSO. Diário Oficial do Estado de Mato Grosso. MUNICÍPIO DE ALTO ARAGUAIA ENSINO MÉDIO SÍMBOLO PSI. Mato Grosso: Iomat, 16 de julho de 1973, p. 1-2.

McCARTHY, David. Arte pop. Tradução de Otacílio Nunes. São Paulo: Cosac Naify, 2002.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. XXVIII Salão Nacional de Arte Moderna. Catálogo. Comissão Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1969, p. 56. Disponível em: https://encurtador.com.br/mntBH. Acesso em: 9 set. 2023.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. XXIV Salão Nacional de Arte Moderna. Catálogo. Comissão Nacional de Belas Artes. Rio de Janeiro: Departamento de Imprensa Nacional, 1975, p. 51. Disponível em: https://encurtador.com.br/ehjzB. Acesso em: 9 jan. 2023.

MISSIONÁRIO DIZ QUE PARQUE DO XINGU FOI TODO LOTEADO. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 27 de setembro de 1973. Edição nº. 172. Primeiro Caderno, p. 18.

MORAIS, Frederico. Artes Plásticas na América Latina: do transe ao transitório. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1979.

MORAIS, Frederico. Perspectiva de Cuiabá - 2. [Jornal] O Globo, Rio de Janeiro, 4 de dezembro de 1975, p. 37.

MORAIS, Frederico. Brasil/Cuiabá: pintura cabocla. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1981.

MOURA, Marlene Castro Ossami de (Org.). Memórias indígenas: legado histórico-cultural dos povos Wauja e Yudja. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2022. [E-Book].

NIMUENDAJÚ, Curt. Tribes of the lower and middle Xingu river. In: Smithsonian Institution. Handbook of South American Indians. v. III, bol. 143. Washington, 1948, p. 203-343.

NOGUEIRA, Thiago (Org.). Claudia Andujar: a luta Yanomami. São Paulo: IMS, 2019.

OITICICA, Hélio. Brasil Diarréia. Rio de Janeiro, 05-10 de fevereiro de 1970.

OLIVEIRA, Adélia Engrácia de; GALVÃO, Eduardo. A cerâmica dos índios Juruna (rio Xingu). Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Conselho Nacional de Pesquisa. Antropologia, n°. 41, ago. de 1969, p. 01-25.

ORTEGA, Sheila Christina. Lygia Pape: indigenismo e engajamento. Dissertação (Mestrado) Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), São Paulo, 2004.

PEDROSA, Adriano; TOLEDO, Tomás (Orgs.). Anna Bella Geiger: Brasil Nativo/Brasil alienígena. São Paulo: Masp, Edições SESC, 2019.

PONTUAL, Roberto. Arte/Brasil/Hoje: 50 anos depois. São Paulo: Collectio, 1973.

PONTUAL, Roberto. Glauco Rodrigues: onde estamos, estava o índio. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 18 de junho de 1975. Edição n°. 71, Caderno B, Artes Plásticas, p. [10].

PONTUAL, Roberto. Arte Agora I: artistas convidados. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 de janeiro de 1976. Edição n°. 0285. Caderno B. Artes Plásticas, p. 2.

PÓVOAS, Lenine Campos; FIGUEIREDO, Aline. Clóvis Irigaray. Convite. Cuiabá: Fundação Cultural de Mato Grosso, 1976.

QUER DIZER? [Revista] Novidades Fotoptica. São Paulo, 1974. Edição n°. 66, p. 40.

RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: estética e política. Tradução de Mônica Costa Netto. São Paulo: Ed. 34, 2005.

REALISMO FOTOGRÁFICO DE CLÓVIS IRIGARAY. [Jornal] Folha de São Paulo, São Paulo, 24 de agosto de 1975. Edição n°. 16.966. Folha Ilustrada. Artes Visuais, p. 58.

RETROS (ex) pec (ta) tiva. Jornal do Dia, Cuiabá, 3 de maio de 1984. Edição n°. 1181. 3° Caderno, p. [17].

RIBEIRO, Darcy. A política indigenista brasileira. Rio de Janeiro: Ministério da Agricultura de Informação Agrícola, 1962.

RIBEIRO, Darcy. Os Índios e a Civilização: a integração das populações indígenas no Brasil moderno. Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira S.A., 1970.

RIBEIRO, Tony. “Estamos marginalizados e sem liberdade de expressão”. Midia News, 2014 (online). Disponível em: https://bit.ly/3MXevmW. Acesso em: 5 jul. 2021.

SIGNIFICATIVA HOMENAGEM PRESTRADA AO JORNALISTA ASSIS CHATEAUBRIAND NA PASSAGEM DA DATA COMEMORTIVA AO SEU ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO.... Edição Nacional [Jornal] Diário da Noite, São Paulo, 7 de outubro de 1968. Edição n°. 13.228, p. 24.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO E CULTURA. Panorama das Artes Plásticas em Mato Grosso. Cuiabá: Edições UFMT, 1975.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: Da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. Tradução de Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SOARES, Leonardo Barros. A ausência eloquente: ciência política brasileira, povos indígenas e o debate acadêmico canadense contemporâneo. Revista Brasileira de Ciência Política, nº. 33. e221084, 2020, p.1-39. Disponível em: https://encurtador.com.br/rDTY8. Acesso em: 21 abr. 2023.

STEINEN, Karl von Den. O Brasil Central: expedição em 1884 para a exploração do Rio Xingu. Tradução de Catarina Baratz. Cannabrava. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1942.

UFMT; MUSEU DE ARTE E DE CULTURA POPULAR (MACP). Exposição de Clóvis Irigaray. Cuiabá: UFMT/MACP, 1975.

UFMT: Inaugurada Exposição de Irigaray. [Jornal] O Estado de Mato Grosso, Cuiabá, 23 de dezembro de 1975. Edição n°. 7.252, p. [8].

UNITED NATIONS. Report of the World Conference of the International Women’s Year. United Nations (ONU) México, 1975. Nova York, 1976.

VARGAS, Rodrigo. O propósito de Aline. Cuiabá: Entrelinhas, 2021.

VIDAL, Boelitz Lux. Morte e vida de uma sociedade indígena brasileira: os Kayapó-Xikrin do Rio Cateté. São Paulo: Editora Hucitec, 1977.

VILLAS BÔAS, Orlando; VILLAS BÔAS, Cláudio. Índios do Xingu. São Paulo: Gráficos Brunner Ltda., 1975.

WILSON, Simon. A arte pop com 62 ilustrações a côr. Tradução de Maria Luiza Ferguson Marques. Barcelona: Editorial Labor, S.A., 1975.

ZANINI, Walter (Org.). História Geral da Arte no Brasil. Vols. I e II. São Paulo: Instituto Walther Moreira Salles, 1983.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Diogo, T. C. de A. F. (2023). Clóvis Hugueney Irigaray: estética e humanização juruna do Brasil Central – 1975. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(85), 177–223. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/703