Bairro do Porto: uma herança histórica abandonada

Autores

  • Rosana Lia Ravache
  • Fabiana Zili Salmoria

Palavras-chave:

Porto Geral, Cuiabá, Arquitetura, Comércio fluvial.

Resumo

O bairro do Porto de Cuiabá é um importante ponto histórico, situado às margens do rio Cuiabá. Foi responsável pela navegação fluvial e pelo comércio quando a Província de Mato Grosso e, mais especificamente, o Porto Geral, era utilizado como ponto de apoio para embarque e desembarque de mercadorias transportadas pelo rio até o norte do país. Desde o período da exploração do ouro, nos séculos XVIII e XIX, até primeira metade do século XX, o transporte fluvial era a principal forma de comunicação, transporte e escoamento de produção entre as localidades do Brasil e países vizinhos. Algumas de suas edificações ainda preservam as características históricas na arquitetura, proporcionando aos visitantes uma imersão na atmosfera do período em que o bairro era o centro do comércio fluvial na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosana Lia Ravache

Graduada em Serviço Social, Comunicação Social, Mestre e Doutora em Geografia Humana e Pós-Doutora em Urbanismo; Professora dos cursos de Graduação e Mestrado de Arquitetura e Urbanismo do Univag Centro Universitário; Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Local.

Fabiana Zili Salmoria

Graduada em Geografia e Arquitetura e Urbanismo, Mestre em Arquitetura e Urbanismo; Linha de Pesquisa: Desenvolvimento Territorial e Local.

Referências

BARBIER, René. A pesquisa-ação. Brasília: Líber Livro, 2002.

BARROS, João Moreira. Cuiabá e o seu passado. Cuiabá: edição do autor, 1982.

ESCOLAR, Marcelo. Crítica do Discurso Geográfico. São Paulo: Editora Hucitec, 1996.

LEFEBVRE, Henri. A Revolução Urbana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2004.

MARTINS JR, Moisés Mendes. Revendo e reciclando a cultura cuiabana. Cuiabá: Editora Janina, 2006.

PÓVOAS, Lenine C. História Geral de Mato Grosso: da Proclamação da República aos dias atuais. Vol. 2. Cuiabá, edição do autor, 1995.

PÓVOAS, Lenine C. Sobrados e Casas Senhoriais de Cuiabá. Cuiabá: Fundação Cultural de Mato Grosso, 1980.

RAFFESTIN, Claude. Por uma Geografia do Poder. São Paulo: Editora Ática, 1993.

RAVACHE, R.L. (Re)Significação de espacialidades potencialmente turísticas com inclusão das comunidades receptoras – Um estudo de caso do bairro do Porto de Cuiabá/MT, dissertação apresentada na Universidade Federal de Mato Grosso, Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Programa de Pós-Graduação / Mestrado em Geografia, Departamento de Geografia. Cuiabá, junho de 2008.

SANTOS, Milton. Pensando o espaço do homem. São Paulo: Ed. Hucitec, 2007.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.

SOUZA, Ana Maria de. Relatos da Cidade: nomadismo, territorialidades urbanas e imprensa: segunda metade do Século XX. Cuiabá: Entrelinhas: EdUFMT, 2007.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Ravache, R. L., & Salmoria, F. Z. (2023). Bairro do Porto: uma herança histórica abandonada. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(85), 303–332. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/707