História, cidadania e ensino de história para as crianças em tempos democráticos no Brasil

Autores

  • Renilson Rosa Ribeiro
  • Nileide Souza Dourado

Palavras-chave:

Constituição, Cidadania, Ensino de História, Direitos, Brasil Republicano.

Resumo

Esse artigo estuda o lugar e o papel da História no currículo da Educação Infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no contexto do Brasil contemporâneo, tendo por referências as proposições da Carta Constitucional de 1998, da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), do Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (RCNEI) e do Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN).

Nesse sentido, o saber histórico escolar, na sua interface com a educação infantil e os anos iniciais nos currículos nacionais, é abordado na perspectiva dos direitos sociais, cidadania e memórias defendidos pela Constituição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renilson Rosa Ribeiro

Doutor em História pela Unicamp Estágio pós-doutoral em Educação pela USP. Professor Associado 1 do Departamento de História/IGHD/UFMT. Coordenador da EdUFMT – Editora Universitária.

Nileide Souza Dourado

Doutora em Educação pela UFMT. Historiadora da área Técnica e Cientifica do NDIHR/IGHD/UFMT e Professora do PROFHISTÓRIA / IGHD/UFMT - Mestrado Profissional em Ensino de História.

Referências

ABUD, Kátia Maria. A guardiã das tradições: A História e seu código curricular. Educar, n. 42, p. 163-171, out./dez. 2011.

ABUD, Kátia Maria. Currículos de História e políticas públicas: os programas de História do Brasil na escola secundária. In: BITTERNCOURT, Circe M. F. (Org.) O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998, p. 28-41.

ARIÈS, Philippe. História Social da Criança e da Família. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1981.

BARBOSA, Marco Antônio Rodrigues. Memória, verdade e educação em direitos humanos. Revista Educação em Direitos Humanos REDH. 11_cap_2_artigo_03.pdf. 2007.

BERLATTO, Odir. A construção da identidade social. Revista do Curso de Direito FSG, ano 3, n. 5, p. 141-151, jan.-jun. 2009.

BITTAR, Eduardo C. B. Ética, Cidadania e Constituição: O Direito à Dignidade e à Condição Humana. Revista Brasileira de Direito Constitucional – RBDC, n. 8, jul./dez. 2006.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de História. In: BITTENCOURT, Circe M. F. (Org.). O saber histórico na sala de aula. 2. ed. São Paulo: Contexto, 1998, p. 11-27.

BITTENCOURT, Circe M. F. (Org.). Ensino de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BITTENCOURT, Circe M. F. (Org.). Identidade nacional e ensino de História do Brasil. In: KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2003, p. 185-204.

BITTENCOURT, Circe M. F. (Org.). Livro didático e saber escolar (1810-1910). Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

BITTENCOURT, Circe M. F. (Org.). Pátria, civilização e trabalho. O Ensino de História Nas Escolas Paulistas - 1917-1939. São Paulo: Edições Loyola, 1990.

BOBBIO, Norberto. O Tempo da Memória. De senectude e outros escritos autobiográficos. 9. ed. Rio de Janeiro: Campus; 1997.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Identidade e etnia: construção da pessoa e resistência cultural. São Paulo: Brasiliense, 1986.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm> Acesso em 23 jul. 2018.

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais (1ª e 4ª séries): história e geografia. Brasilía: SEF/MEC, 1997.

BRASIL. MEC/SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais (5ª e 8ª séries): história. Brasília: SEF/MEC, 1998.

BRASIL. MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: SEF/MEC, 1998, v. 2.

BRASIL. MEC/SEF. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: SEF/MEC, 1998, v. 3.

CAIMI, Flávia Eloisa. A História na Base Nacional Comum Curricular: pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? Revista do Lhiste. Porto Alegre, v. 3, n. 4, p. 86-92, jan./jun. 2016.

CAMARA, Luciana, Borella. A Educação na Constituição Federal de 1988 como um Direito Social. Direito em Debate – Revista do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Unijuí, ano XXII n. 40, jul-dez. 2013.

CRUZ, Gisele Della. Fundamentos teóricos das ciências humanas: história. Curitiba: IESDE, 2003.

CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Porto Alegre: Artes Médicas, 2001.

CRUZ, Marília Beatriz Azevedo. O ensino de História no contexto das transições paradigmáticas da História e da Educação. In: NIKITIUK, Sônia M. Leite (Org.). Repensando o ensino de história. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 67-76.

DE CERTEAU, Michel. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2000.

FONSECA Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas: Papirus, 2003.

FONSECA, Thais Nívia de Lima e. “Ver para compreender”: arte, livro didático e a história da nação. In: SIMAN, Lana Mara de Castro (Org.). Inaugurando a História e construindo a nação: discursos e imagens no ensino de História. Belo horizonte: Autêntica, 2001, p. 91-122.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 15. ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2000.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1987.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construindo um novo currículo de História. In: NIKITIUK, Sonia L. (Org.). Repensando o ensino de história. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1999, p. 85-100.

GASPARELLO, Arlette Medeiros. Construtores de identidades: A pedagogia da nação nos livros didáticos da escola secundária brasileira. São Paulo: Iglu, 2004.

GOODSON, Ivor. Currículo: teoria e história. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 1999.

GUIMARÃES, Manuel Luiz S. Nação e civilização nos trópicos: o Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e o projeto de uma história nacional. Estudos Históricos, n. 1, p. 5-27, 1988.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. Educando a infância brasileira. In: LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano M. de; VEIGA, Cynthia G. (Org.). 500 anos de educação no Brasil. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2003, p. 469-496.

KUHLMANN JUNIOR, Moysés. História da educação infantil brasileira. Revista Brasileira de Educação, n. 14, p. 5-18, mai./jun./jul./ago. 2000.

KANT, Immanuel. Fundamentos da metafísica dos costumes. São Paulo: Ediouro, 2000.

LAVILLE, Christian. A guerra das narrativas? Debates e ilusões em torno do ensino de História. Revista Brasileira de História, v. 19, n. 38, p. 125-138, 1999.

MICELI, Paulo Celso. Uma pedagogia da História? In: PINSKY, Jaime (Org.). O ensino de História e a criação do fato. Ed. rev. e atualizada. São Paulo: Contexto, 2009, p. 37-52.

NADAI, Elza. Estudos Sociais no primeiro grau. Em Aberto, v. 7, n. 37, p. 1-16, jan./mar. 1988.

NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, vol. 13, n. 25/26, pp. 143-62, set./ago. 1992-1993.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla B. (Orgs.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2003.

PINSKY, Jaime. Nação e Ensino de História no Brasil, in: O ensino de história e a criação do fato. 6. ed. São Paulo: Contexto, 1994, pp. 11-22.

RAGO, Margareth. A ‘Nova’ Historiografia Brasileira. Anos 90 – Revista do Programa de Pós-Graduação em História, v. 7, n. 11, pp. 73-96, 1999.

RIBEIRO, Renilson Rosa; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. O labirinto das identidades no Brasil: currículo(s) de história para os anos iniciais do Ensino Fundamental. In: RIBEIRO JUNIOR, Halferd; VALÉRIO, Mairon Escorsi (Org.). Ensino de História e Currículo: Reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular, formação de professores e prática de ensino. Jundiaí: Paco, 2017, p. 67-82.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade. Uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

ZAMBONI, Ernesta. O ensino de história e a construção da identidade. São Paulo: SEE/CENP, 1993.

Downloads

Publicado

2018-10-27

Como Citar

Ribeiro, R. R., & Dourado, N. S. (2018). História, cidadania e ensino de história para as crianças em tempos democráticos no Brasil. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(80), 183–224. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/79