O Barão de Melgaço na toponímia mato-grossense
Palavras-chave:
Toponímia, Mato Grosso, Barão de Melgaço.Resumo
Este artigo destaca a presença do Barão de Melgaço na toponímia em Mato Grosso e, de forma particular, em Cuiabá. A partir do conceito de antropotopônimo, ou seja, os nomes de lugares constituídos a partir dos designativos pessoais, enfocaram-se as diferentes homenagens prestadas ao Barão de Melgaço, com a atribuição de seu nome aos diferentes locais, como, por exemplo, o Município de Barão de Melgaço, o Município de Santo Antônio de Leverger, e também a Rua Barão de Melgaço, a Casa Barão de Melgaço, a Brigada Barão de Melgaço e a Escola Estadual Barão de Melgaço. A toponímia que se refere ao Barão de Melgaço revela a sua importância nos processos históricos, políticos e culturais de Mato Grosso.
Downloads
Referências
DICK, Maria Vicentina P. A. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990.
FERREIRA, João C. V.; SILVA, Pe. José M. Cidades de Mato Grosso: origem e significado de seus nomes. Cuiabá: J. C. V. Ferreira, 1998.
FREITAS, Moacyr. A arquitetura da Casa Barão de Melgaço. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Vol. 59. Cuiabá: IHGMT, entrelinhas, 2001. p. 215-221.
LEITE, Luis-Philippe P. Monumentos de Mato Grosso. Cuiabá: Fundação Júlio Campos, 1994.
MELGAÇO, Barão de. Apontamentos para o Diccionario Chorographico da Província de Mato-grosso pelo Barão de Melgaço. s.l., s.d.
MENDONÇA, Estevão. Datas mato-grossenses. II volume. Cuiabá, Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, 1973.
MENDONÇA, Estevão. Datas matogrossenses. I volume. Cuiabá: SEC – MT; Integrar; Defanti, 2012.
MENDONÇA, Rubens de. Ruas de Cuiabá. Cuiabá: SEC – MT; Integrar; Defanti, 2012.
MINISTÉRIO DO EXÉRCITO. Portaria Ministerial n.º 229, de 17 de maio de 1994.
PROENÇA, M. Cavalcanti. No têrmo de Cuiabá. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1958.
RODRIGUES, Dunga. Reminiscências de Cuiabá. Goiânia: Editora Cinco de Março, 1969.
SILVA, Gleilson Angelo da. Vou à rua: estudos sobre os logradouros do centro de Fortaleza através da Geografia e da toponímia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Sônia Regina Romancini, Aníbal Alencastro
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.