O Barão de Melgaço na toponímia mato-grossense

Autores

  • Sônia Regina Romancini
  • Aníbal Alencastro

Palavras-chave:

Toponímia, Mato Grosso, Barão de Melgaço.

Resumo

Este artigo destaca a presença do Barão de Melgaço na toponímia em Mato Grosso e, de forma particular, em Cuiabá. A partir do conceito de antropotopônimo, ou seja, os nomes de lugares constituídos a partir dos designativos pessoais, enfocaram-se as diferentes homenagens prestadas ao Barão de Melgaço, com a atribuição de seu nome aos diferentes locais, como, por exemplo, o Município de Barão de Melgaço, o Município de Santo Antônio de Leverger, e também a Rua Barão de Melgaço, a Casa Barão de Melgaço, a Brigada Barão de Melgaço e a Escola Estadual Barão de Melgaço. A toponímia que se refere ao Barão de Melgaço revela a sua importância nos processos históricos, políticos e culturais de Mato Grosso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sônia Regina Romancini

Doutora em Geografia pela FCT/UNESP. Professora do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Integrante do Grupo de Pesquisas em Geografia Agrária e Conservação da Biodiversidade (GECA) e do Núcleo de Estudos em Espaço e Representações (NEER). Membro do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Aníbal Alencastro

Geógrafo e escritor. Possui especialização em Aerofotogrametria pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e especialização em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Membro benemérito do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Referências

DICK, Maria Vicentina P. A. A motivação toponímica e a realidade brasileira. São Paulo: Arquivo do Estado, 1990.

FERREIRA, João C. V.; SILVA, Pe. José M. Cidades de Mato Grosso: origem e significado de seus nomes. Cuiabá: J. C. V. Ferreira, 1998.

FREITAS, Moacyr. A arquitetura da Casa Barão de Melgaço. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Vol. 59. Cuiabá: IHGMT, entrelinhas, 2001. p. 215-221.

LEITE, Luis-Philippe P. Monumentos de Mato Grosso. Cuiabá: Fundação Júlio Campos, 1994.

MELGAÇO, Barão de. Apontamentos para o Diccionario Chorographico da Província de Mato-grosso pelo Barão de Melgaço. s.l., s.d.

MENDONÇA, Estevão. Datas mato-grossenses. II volume. Cuiabá, Casa Civil do Governo do Estado de Mato Grosso, 1973.

MENDONÇA, Estevão. Datas matogrossenses. I volume. Cuiabá: SEC – MT; Integrar; Defanti, 2012.

MENDONÇA, Rubens de. Ruas de Cuiabá. Cuiabá: SEC – MT; Integrar; Defanti, 2012.

MINISTÉRIO DO EXÉRCITO. Portaria Ministerial n.º 229, de 17 de maio de 1994.

PROENÇA, M. Cavalcanti. No têrmo de Cuiabá. Rio de Janeiro: Ministério da Educação e Cultura, Instituto Nacional do Livro, 1958.

RODRIGUES, Dunga. Reminiscências de Cuiabá. Goiânia: Editora Cinco de Março, 1969.

SILVA, Gleilson Angelo da. Vou à rua: estudos sobre os logradouros do centro de Fortaleza através da Geografia e da toponímia. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Programa de Pós-graduação em Geografia. Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2019.

Downloads

Publicado

2020-10-01

Como Citar

Romancini, S. R., & Alencastro, A. (2020). O Barão de Melgaço na toponímia mato-grossense. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(82), 53–67. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/117