Discurso de Virgílio Alves Corrêa Filho por ocasião da doação da Casa Barão de Melgaço (30/11/1930)
Palavras-chave:
Discurso.Resumo
O dia 30 de novembro se reveste de uma especial recordação, pois Augusto Legerver, o Barão de Melgaço, aportou em Cuiabá, nesse mesmo dia e mês, no ano de 1830. Essa data emblemática foi lembrada 100 anos depois, quando o governo estadual, sob o comando do Interventor Antonino Mena Gonçalves, procedeu à doação da Casa Barão de Melgaço às duas Instituições culturais mais antigas importantes de Mato Grosso, o Instituto Histórico e Geográfico e o Centro Mato-Grossense de Letras, hoje Academia Mato-Grossense de Letras.
A escolha do dia e mês e a saudação do evento estiveram a cargo do Secretário Geral do Estado, engenheiro e historiador Virgílio Corrêa Filho que, breve, porém em memorável discurso, atrelou a mesma doação à personalidade que viveu por muitos anos nessa histórica residência que, até hoje, abriga as duas Instituições culturais mais antigas de Mato Grosso, o IHGMT e a AML.
Downloads
Referências
Revista do IHGMT, Ano XII, Tomos XXIII-XXIV, p. 109-110.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Editorial IHGMT, Virgílio Alves Corrêa Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.