Rondon: a imagem como aliada (1890 a 1940)

Autores

  • João Antonio Botelho Lucídio
  • Luiz Gustavo de Souza Lima Júnior

Palavras-chave:

Cândido Mariano da Silva Rondon, História de Mato Grosso.

Resumo

O ano de 2007 foi dedicado às comemorações do centenário de fundação da Comissão Rondon. Foi a partir daquele momento que a ação desenvolvida por Rondon e seus comandados passou a ter maior visibilidade no cenário nacional. Assim, não poucos estudiosos confundem a Comissão Rondon com trabalho de uma vida inteira. Tal constatação nada empana o brilho e a importância da Comissão Rondon, mas reconhece a ação de Rondon como de maior abrangência no tempo e no espaço brasileiro. O artigo que ora publicamos é uma breve reflexão sobre as imagens que foram captadas por fotógrafos contratados por Cândido Mariano da Silva Rondon para registrar suas ações pelos sertões de Mato Grosso e faz parte do Catálogo Digital Acervo Comissão Rondon - Serviço de Proteção do Índio (1890 a 1940), por nós elaborado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Antonio Botelho Lucídio

Sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Professor do Departamento de História da UFMT. Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Doutorado em História pela Universidade Nova de Lisboa.

Luiz Gustavo de Souza Lima Júnior

Graduado em História pela UFMT. Mestre em História pela UFMT. Doutorando em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO) pela UFMT.

Referências

AYALA, S. Cardoso e SINOM, Feleciano. Album Graphico do Estado de Matto Grosso. Corumba — Brasil / Hamburgo — Alemanha, 1914.

BIGIO, Elias dos Santos. Linhas telegráficas e integração de povos indígenas: as estratégias políticas de Rondon (1889-1930). 1996. 221 f. Dissertação (Mestrado em Historia) — Universidade de Brasilia — UnB.

LASMAR, Denise Portugal. Estoques de informação: o acervo imagético da Comissão Rondon no Museu do Índio como fonte de informação. 2002. 208 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) — Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da Escola de Comunicação da UFRJ.

LIMA, Antônio Carlos de Souza. Um grande cerco de paz: poder tutelar, indianidade e formação do Estado do Brasil. Petrópolis: Vozes, 1995.

MACHADO, Maria de Fátima Roberto. Índios de Rondon: Rondon e as linhas telegráficas na visão dos sobreviventes Uaimaré e Kaxinití, grupos Pareci. Rio de Janeiro, Museu Nacional, 1994 (Tese de Doutorado).

MACIEL, Laura Antunes. A nação por um fio: caminhos, práticas e imagens da Comissão Rondon. São Paulo: EDUC, 1998. 319p.

RONDON, Cândido Mariano da Silva. Índios do Brasil: do Centro ao Noroeste e Sul de Mato Grosso. Rio de Janeiro, Conselho Nacional de Proteção ao Índio, 1946, v. I.

RONDON, Cândido Mariano da Silva. Indios do Brasil das Cabeceiras do Rio Xingu, Rios Araguaia e Oiapoque. Rio de Janeiro: Conselho Nacional de Proteção ao Indio, 1953, v. II.

RONDON, Cândido Mariano da Silva. Relatório dos Trabalhos Realizados de 1900-1906. Rio de Janeiro: Nacional, 1949.

RONDON, Cândido Mariano da Silva. Relatório apresentado à Directoria Geral dos Telegraphos e à Divisão Geral de Engenharia (G.5) do Departamento de Guerra. 1° v., Estudos e Reconhecimentos. Rio de Janeiro: Papelaria Luiz Macedo, 1910.

RONDON, Cândido Mariano da Silva. Relatório apresentado a Directoria Geral dos Telegraphos e à Divisão Geral de Engenharia (G.5) do Departamento de Guerra. 2° v., Estudos e Reconhecimento. Rio de Janeiro: Papelaria Quitanda, 1919.

ROOSEVELT, Theodore. Nas Selvas do Brasil. Rio de Janeiro: Serviço de Informação Agrícola, 1948.

VASCONCELOS, Capitão Vicente de Paula Teixeira. Expedição ao Ronuro. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1945. (Publicação nº 90 da Comissão Rondon).

VIVEIROS, Esther de. Rondon Conta sua Vida. Rio de Janeiro: Livraria São José, 1958.

Downloads

Publicado

2007-12-01

Como Citar

Lucídio, J. A. B., & Lima Júnior, L. G. de S. (2007). Rondon: a imagem como aliada (1890 a 1940). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(65), 57–68. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/176