Centenário de Luis-Philippe Pereira Leite

Autores

  • Benedito Pedro Dorileo (1934-2019)

Palavras-chave:

Homenagem.

Resumo

Nos 80 anos de vida de Luís-Philippe Pereira Leite, chamei-o de oráculo cuiabano, quando reli e analisei as suas 3 monografias substantivadas da forma composta e sincopada de maior: O Guarda-Mor, O Lavrador-Mor, e O Orago-Mor, encerradas em seu livro de mais de 500 páginas, intitulado Três Sorocabanos no Arraial, editado em 1985. Costa e Silva, ao final, oferece o catálogo bibliográfico referenciando os títulos editados. Certo é que a obra de Pereira Leite encerra passagens romanescas, feitos e episódios curiosos outros, que dão motivo para pesquisa relevante, como o Forte de Coimbra, personalidades, festas e folclore.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Pedro Dorileo, (1934-2019)

Cuiabano. Foi professor, advogado, escritor, historiador e político. Foi o primeiro reitor eleito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); presidiu a Câmara dos Vereadores de Cuiabá; Instalou a primeira Defensoria Pública de Mato Grosso; foi Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso. Suas obras Miçanga, Egéria Cuiabana, Centenário da Egéria Cuiabana, Nomeação de Reitor, Pensar para Fazer, Universidade, o Fazejamento, Cholo, e Ensino Superior em Mato Grosso. Faleceu aos 85 anos, no dia 12 de dezembro de 2019. (Fonte)

Referências

.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Dorileo, B. P. (2016). Centenário de Luis-Philippe Pereira Leite. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(77), 45–51. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/228

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>