O quintal do Barão

Autores

  • Benedito Pedro Dorileo (1934-2019)

Palavras-chave:

Casa do Barão, Barão de Melgaço, Patrimônio histórico mato-grossense.

Resumo

O Barão de Melgaço nasceu na França, em 1802. Naturalizando-se brasileiro, ingressa em nossa Marinha, vindo servir em Mato Grosso, em 1830, como militar e cientista. Governou o Estado. Em 1930, sua antiga residência, em Cuiabá, foi desapropriada e doada ao condomínio: IHGMT e AML. Em 1961, o governo realiza desapropriação da sua área descoberta para favorecer a Faculdade de Direito, que nela construiu sua sede. Em 1971, esta deixa o prédio e instala-se no campus da UFMT. O Estado ocupa o espaço. A Casa Barão de Melgaço suscita esbulho e requer anexação do imóvel ao seu patrimônio, conseguindo atendimento liminar do governo do Estado, mediante comodato.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Benedito Pedro Dorileo, (1934-2019)

Cuiabano. Foi professor, advogado, escritor, historiador e político. Foi o primeiro reitor eleito da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); presidiu a Câmara dos Vereadores de Cuiabá; Instalou a primeira Defensoria Pública de Mato Grosso; foi Procurador de Justiça do Ministério Público de Mato Grosso. Suas obras Miçanga, Egéria Cuiabana, Centenário da Egéria Cuiabana, Nomeação de Reitor, Pensar para Fazer, Universidade, o Fazejamento, Cholo, e Ensino Superior em Mato Grosso. Faleceu aos 85 anos, no dia 12 de dezembro de 2019. (Fonte)

Referências

.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Dorileo, B. P. (2014). O quintal do Barão. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(74), 261–264. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/343

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>