Luis-Philippe Pereira Leite: Memória Centenária em Trilogia Cacerense

Autores

  • Olga Maria Castrillon-Mendes

Palavras-chave:

Luis-Philippe Pereira Leite, Trilogia Cacerense, Mato Grosso.

Resumo

Meu desejo é revificar a relação entre os dois lugares de memória com a emblemática personagem mato-grossense, marcando a minha homenagem ao intelectual empenhado nas questões histórico-culturais de/sobre Mato Grosso. Além de ter legado um farto material bibliográfico tinha, pela cidade de Cáceres, a mais profunda simpatia. Nela encontrou suas raízes, na Fazenda Jacobina, e o sepulcro dos ancestrais, onde jazem oito deles no Cemitério São João Batista que está a merecer cuidados por parte do Poder Público. As relações de Luis-Philippe com o Marco do Jauru e a Fazenda Jacobina remontam a várias de suas publicações das quais vamos nos ater àquelas por ele mesmo designadas de Trilogia Cacerense: O engenho da estrada real (1976); Vila Maria dos meus maiores (1978) e O médico da Jacobina (1978). Desconheço, até o momento, outro empenho externo em tamanha pesquisa histórica e cultural sobre a cidade. Somada a outras publicações que compõe o conjunto da obra do escritor, Cáceres é o núcleo germinador de aspectos culturais singulares na abrangente história nacional e internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga Maria Castrillon-Mendes

Professora do Curso de Letras, do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários/PPGEL e do PROFLETRAS - Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT. Membro da AML e ao IHG Municipal de Cáceres.

Referências

COSTA E SILVA, Paulo Pitaluga. Estudo bibliográfico da história, geografia e etnologia de Mato Grosso. Cuiabá: CCS, Ed. Gráfica, 1992.

FLORENCE, Hercules [1875]. Viagem fluvial do Tietê ao Amazonas: 1825-1829. Tradução de Visconde de Taunay. São Paulo: Cultrix/Ed. USP, 1977.

FREYRE, Gilberto. Contribuição para uma sociologia da biografia: o exemplo de Luiz de Albuquerque governador de Mato Grosso no fim do século XVIII. Cuiabá: Ed. da Fundação Cultural de Mato Grosso, 1978.

KAYSER, Wolfgang. Análise e interpretação da obra literária: introdução à ciência da literatura. 7 ed. Coimbra: Armênio Amado, 1985.

LEITE, Luis-Philippe Pereira. O engenho da estrada real. Cuiabá: ETF, 1976.

LEITE, Luis-Philippe Pereira. Vila Maria dos meus maiores. Cuiabá: Ed. do autor, 1978.

LEITE, Luis-Philippe Pereira. O médico da Jacobina. São Paulo: Resenha, 1978.

LEITE, Luis-Philippe Pereira. Vilas e fronteiras coloniais. Cuiabá: Ed. do autor, s/d.

MENDES, Natalino Ferreira [1973]. História de Cáceres: administração municipal. Cáceres: Ed. UNEMAT, 2009.

NORA, Pierre. Entre mémoire e histoire: la problematique des lieux. In: G. Lipovestkl. L’ére du vide. Garnier. Flammarion, 1984.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Rio de Janeiro: Estudos históricos, v. 5, n. 10, 1992 (200-212).

TAUNAY, Alfredo d’Escragnolle (Visconde de Taunay). [1891]. A cidade do ouro e das ruínas. Cuiabá: Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Publicação avulsa. N. 21., 2001.

Universidade Federal de Mato Grosso. Fundação de Vila Maria: Cáceres. NDHIR/UFMT, 1978.

Downloads

Publicado

2016-06-01

Como Citar

Castrillon-Mendes, O. M. (2016). Luis-Philippe Pereira Leite: Memória Centenária em Trilogia Cacerense. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(77), 84–90. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/231