Práticas educativas e culturais na capitania de Mato Grosso (1748-1822): perspectiva dos Annais de Vila Bela e de Cuiabá
Palavras-chave:
História da Educação, Práticas Educativas, Mato Grosso Colonial.Resumo
presente estudo se insere no âmbito da História da Educação e da História Cultura, que objetiva, ao lado da educação formal, traçar um panorama mais amplo do processo educativo no cenário colonial de Mato Grosso, através da identificação de práticas sociais e culturais cotidianas de homens e mulheres, em especial na Vila Real do Bom Jesus de Cuiabá e em Vila Bela da Santíssima Trindade (Vila Capital), fundamentais para caracterizar a Capitania e o seu lugar no mundo civilizado e colonial.
Downloads
Referências
ALVES, Gilberto Luiz. Educação e História em Mato Grosso: 1719-1864. Campo Grande: EdUFMS, 1984.
AMADO, Janaina; ANZAI, Leny Caselli (Orgs.). Anais de Vila Bela 1734-1789. Cuiabá: Carlini & Caniato: EdUFMT, 2006.
SUZUKI, Yumiko Takamoto (Org.). Annais do Sennado da Camara do Cuyabá: 1719-1830). Cuiabá, MT: Entrelinhas/Arquivo Público de Mato Grosso, 2007.
CATÁLOGO DE VERBETES dos documentos manuscritos avulsos referentes à Capitania de Mato Grosso (1720-1827). Campo Grande: CMAEF, 1999.
CERTEAU, Michel de. Ainvenção do cotidiano: artes fazer. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1996.
ELIAS, Norbert. O Processo Civilizador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1994.
FARIA FILHO,Luciano Mendes de.O processo de escolarização em Minas Gerais: questões teórico-metodológicas e perspectivas de análise. In: FONSECA, Thais Nívia de Lima e VEIGA, Cynthia Greive. História e Historiografia da Educação no Brasil. In: Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
FONSECA, Thais Nivia de Lima e. Trilhando caminhos,buscando fronteiras: Sérgio Buarque de Holanda e a História da Educação no Brasil.In: FARIA FILHO, Luciano Mendes de. Pensadores sociais da educação (Org.). 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.
GUIMARÃES ROSA. Grande Sertão e Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
HOLANDA, Sérgio Buarque. Caminhos e Fronteiras. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.
MOURA, Carlos Francisco. O Ensino em Mato Grosso no século XVIII e Início do XIX. Separata de CONVERGÊNCIA. Revista Cultural do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura. Ano II, n.º 3, Rio de Janeiro, Julho/Dezembro de 1977.
ROSA, Carlos Alberto e JESUS, Nauk Maria Terra da Conquista - História de Mato Grosso Colonial. Cuiabá: Adriana, 2003.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. História de Mato Grosso: da ancestralidade aos dias atuais. Cuiabá: Entrelinhas, 2002.
STEPHANOU, Maria e BASTOS, Maria Helena Camara. História e memória da educação no Brasil. v. 1: séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.
VAINFAS, Ronaldo. Dicionário do Brasil - Colonial – 1500-1808. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nileide Souza Dourado
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.