Cartografando percepções sobre os indígenas e a educação ocidentalizada de parte da obra de Joaquim Ferreira Moutinho
Palavras-chave:
História da Educação, Joaquim Ferreira Moutinho, Educação Indígena.Resumo
Cartografar percepções aparece nesse artigo como um objeto de investigação que prioriza o olhar de Joaquim Ferreira Moutinho e a circularidade de suas percepções em relação aos indígenas. O pressuposto analítico é de que o autor, como homem de seu tempo, que transitou entre a identidade local e a moral europeia, em alguns momentos se viu em situações de contradição na exposição de suas impressões e, ainda, no que tange à educação e ao processo civilizatório que havia de ser instalado na província de Mato Grosso, para que o local deixasse de lado certa inércia por ele constatada e em vários momentos reforçada. Na contramão, em vários momentos, dedicava a enaltecer o regional, deixando claro a dubiedade de suas percepções evidenciadas em suas narrativas. No que concerne à educação indígena, não foram muito distintas suas observações. Em alguns momentos enaltecia determinadas etnias e em outros apelava para a catequese como instrumento para sua “civilização”. Assim, esse artigo visa destacar os elementos contraditórios presentes em alguns escritos de Joaquim Ferreira Moutinho, cartografando sua experiência de homem que viveu em Mato Grosso, no século XIX, e deixou marcas por meio das suas impressões dúbias. Para esse estudo, foram consultados registros documentais e bibliográficos que oferecessem respostas para a compreensão de um homem que escreveu tatuado com as marcas de seu tempo. O artigo se insere na perspectiva da colonialidade do saber e na teoria do sistema-mundo, que tem como um dos expoentes Immanuel Wallerstein.
Downloads
Referências
ALENCASTRO, Luiz Felipe. História da vida privada no Brasil: império, corte e modernidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
BRASIL. Lei de 15 de outubro de 1827. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/LIM/LIM-15-10-1827.htm. Acesso em 10.12.2012.
GEERTZ, Clifford. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Trad. Vera Joscelyne. 12. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
FERREIRA, Joaquim Alves. Noticia sobre a província de Mato Grosso. São Paulo: Typographia Shoereder, 1869.
LEVERGER, Augusto. Relatório do Presidente da Província de Mato Grosso. Livro 127. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá, 1853.
LEVERGER, Augusto. Notícias sobre os índios de Mato Grosso dada em ofício de 02.12.1848 ao Ministro Secretario d’Estado dos Negócios do Império, pelo Director Geral dos Indios. Joaquim Alves Ferreira. APMT.
MACHADO, Fátima Roberto. Que história é essa? Que barulho é esse? Uma introdução ao debate sobre Antropologia Histórica e a História Cultural. In: MACHADO, Fátima Roberto. (Org.). Mato Grosso Português: ensaios de antropologia histórica. Cuiabá, MT: EdUFMT, 2002. (Série Ensaios Antropológicos. n. 6).
MATO GROSSO. Correspondência da Diretoria Geral dos Índios enviada a Presidência da Província de Mato Grosso. 04/02/1873. Lata 1873 – A, APMT, 1873.
MOUTINHO, Joaquim Ferreira. Notícias sobre a Província de Matto Grosso. São Paulo: Typografia de Henrique Schroeder, 1869.
MELATTI, Julio Cézar. Convenção para a grafia dos nomes tribais. Disponível em: https://www.juliomelatti.pro.br/notas/n-cgnt.htm. Acesso em: 1 ago. 2012.
SILVA, José de Azevedo. Relatório apresentado ao Dr. Joaquim Galdino Pimentel Presidente da Província de Mato Grosso pelo Chefe de Polícia em 1886. Doc. 71. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso - APMT. Cuiabá (MT), 1886.
SILVA, José de Azevedo. Relatório apresentado pelo Chefe de Polícia, Dr. José de Azevedo Silva ao Dr. Joaquim Galdino Pimentel, Presidente da Província de Mato Grosso. Doc. 71. Arquivo Público do Estado de Mato Grosso – APMT. Cuiabá (MT), 1886.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: modernidade e educação pública em Mato Grosso (1870-1890). Cuiabá, MT: EdUFMT, 2000.
SIQUEIRA, Elizabeth Madureira et al. O processo histórico de Mato Grosso. Cuiabá, MT: EdUFMT, 1990.
SAVIANI, Demerval. et al. O legado educacional do século XIX. 2. ed. Campinas (SP): Autores Associados, 2006. (Educação Contemporânea).
SOUZA, Adriana Barreto de. O exército na consolidação do império: um estudo histórico sobre a política militar conservadora. Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 1999.
VASCONCELOS, Claudio Alves. A questão indígena na província de Mato Grosso: conflito, trama e continuidade. Campo Grande, MS: EdUFMS, 1999.
WALLERSTEIN, Immanuel. Capitalismo histórico & civilização capitalista. Trad. Renato Aguiar. Rio de Janeiro: Contraponto, 2001.
WALLERSTEIN, Immanuel. Os limites dos paradigmas do século XIX. Trad. Adail Sobral, Maria Estela Gonçalves. Aparecida, SP: Ideias & Letras, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Adriane Pesovento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.