Construção e silêncio no interior da heterogeneidade
Palavras-chave:
Modernidade, Cultura, Identidade, Educação, Mato Grosso.Resumo
Foi no século XIX que as elites políticas construíram um projeto cultural e identitário para o Brasil. Embasado nos pressupostos modernos, ele se apresentou como o único e o melhor para toda a população. Nessa medida, os parâmetros culturais e de identidade das camadas menos favorescidas foi totalmenta desconsiderado, porém bem conhecido das camadas mais elevadas. Para transpor a população do estágio da barbárie ao da civilização, os estabelecimentos escolares foram os laboratórios responsáveis por essa transformação. O que ocorreu em Mato Grosso, especialmente a partir de 1872, foi exemplar para revelar os discursos competentes das elites no momento de implantação do projeto moderno.
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Ofício reservado do Presidente da Província de Mato Grosso, Francisco José Cardoso Júnior ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, indicando as personalidades da Província que deveriam ser agraciadas com títulos honoríficos. Cuiabá, 12 de agosto de 1871. APMT – Livro nº 252 - Livro de Registro da Correspondência Reservada da Presidência da Província com o Governo Imperial - Ministério do Império - p. 32-33.
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