Construção e silêncio no interior da heterogeneidade

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira

Palavras-chave:

Modernidade, Cultura, Identidade, Educação, Mato Grosso.

Resumo

Foi no século XIX que as elites políticas construíram um projeto cultural e identitário para o Brasil. Embasado nos pressupostos modernos, ele se apresentou como o único e o melhor para toda a população. Nessa medida, os parâmetros culturais e de identidade das camadas menos favorescidas foi totalmenta desconsiderado, porém bem conhecido das camadas mais elevadas. Para transpor a população do estágio da barbárie ao da civilização, os estabelecimentos escolares foram os laboratórios responsáveis por essa transformação. O que ocorreu em Mato Grosso, especialmente a partir de 1872, foi exemplar para revelar os discursos competentes das elites no momento de implantação do projeto moderno.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em Educação, Mestre em História e atualmente associada efetiva do Instituto Histórico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Curadora da Casa Barão de Melgaço.

Referências

Bibliografia

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. São Paulo: Difel, 1989 (Memória e Sociedade).

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Trad. Mariza Corrêa. Campinas: Papirus, 1996.

BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. Trad. Magda Lopes. São Paulo: EdUNESP, 1992. (Biblioteca Básica).

BURKE, Peter (Org.). Cultura popular na Idade Moderna. 2 ed. Trad. Denise Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

CANCLINI, Nestor Garcia. As culturas populares no capitalismo. São Paulo: Brasiliense, 1982.

CHAUI, Marilena. Conformismo e resistência: aspectos da cultura popular no Brasil. São Paulo: Brasiliense, 1986.

CHAUI, Marilena. Cultura e democracia: o discurso competente e outras falas. 3 ed. São Paulo: Moderna, 1982 (Coleção Contemporânea).

DUBY. Problemas e métodos em História Cultural. In: Idade média, Idade dos homens. São Paulo: Cia das Letras, 1989, p. 143

GALETTI, Lylia da S. Guedes. Cultura e política: um debate entre Canclini, Brunner e Thompson. São Paulo: USP, 1997. (mimeo).

GALETTI, Lylia da S. Guedes. Sertão, Fronteira, Brasil: imagens de Mato Grosso no mapa da civilização. Cuiabá: EdUFMT/Entrelinhas, 2012.

HERSCHMANN, Micael M. e PEREIRA, Carlos Alberto Messeder (Org.). A invenção do Brasil moderno: medicina, educação e engenharia nos anos 20-30. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

HOBSBAWN, Eric. Sobre a História. Trad. Cid Knipel Moreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

HUNT Lynn. A nova história cultural. Trad. Jefferson Luís Camargo. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ORTIZ, Renato. Cultura e modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.

ORTIZ, Renato. São Paulo: Olho D’Água, s.d. PETITAT, André. Produção da escola, produção da sociedade: análise sócio-histórica de alguns momentos decisivos da evolução escolar no ocidente. Trad. Eunice Gruman. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994.

THOMPSON, E. P. Senhores e caçadores: a origem da Lei Negra. Trad. Denise Bottann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

-

Documentação

Artigos, Programa e discursos relativos ao ato de instalação do Liceu Cuiabano criado pela Lei provincial nº 536 de 3 de dezembro de 1879. Discurso pronunciado por Dormevil José dos Santos Malhado, p. 14.

Fala com que o Exmo. Sr. Dr. João José Pedrosa, Presidente da Província de Mato Grosso abriu a 1ª sessão da 22ª legislatura da respectiva Assembleia. Cuiabá, 1º de novembro de 1878. APMT – Relatórios.

Jornal “A Província de Mato Grosso”, nº [rasurado], p. 3. Discurso proferido pelo professor Francisco da Costa Ribeiro por ocasião da diplomação dos alunos formandos no curso primário. Cuiabá, 20 de fevereiro de 1881. APMT – Coleção de jornais.

Jornal “A Província de Mato Grosso”, nº 164 - “Discurso pronunciado no Liceu Cuiabano pela aluna da escola primária, abaixo assinada, por ocasião da abertura das aulas e da entrega das cartas aos alunos-mestres no dia 3 de fevereiro de 1882. Cuiabá, 19 de fevereiro de 1882. APMT – Coleção de jornais.

Jornal “O Expectador” Nº 29 - p. 3. Discurso por ocasião da abertura das aulas do Liceu Cuiabano no dia 4 do corrente, pelo professor particular do Colégio da Conceição, Egídio Ângelo Bueno Mamoré. Cuiabá, 1º de maio de 1884. APMT – Coleção de jornais.

Ofício reservado do Presidente da Província de Mato Grosso, Francisco José Cardoso Júnior ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, avaliando a situação da Província de Mato Grosso. Cuiabá, 12 de Agosto de 1871. APMT - Livro Nº 252 - Livro de Registro da Correspondência Reservada da Presidência da Província com o Governo Imperial - Ministério do Império, p. 6

Ofício reservado do Presidente da Província de Mato Grosso, Francisco José Cardoso Júnior ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, indicando as personalidades da Província que deveriam ser agraciadas com títulos honoríficos. APMT – Livro nº 252 - Livro de Registro da Correspondência Reservada da Presidência da Província com o Governo Imperial - Ministério do Império. p. 7.

Ofício reservado do Presidente da Província de Mato Grosso, Francisco José Cardoso Júnior ao Ministro e Secretário de Estado dos Negócios do Império, indicando as personalidades da Província que deveriam ser agraciadas com títulos honoríficos. Cuiabá, 12 de agosto de 1871. APMT – Livro nº 252 - Livro de Registro da Correspondência Reservada da Presidência da Província com o Governo Imperial - Ministério do Império - p. 32-33.

Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial de Mato Grosso, pelo Presidente da Província, Francisco José Cardoso Júnior, no dia 20 de agosto de 1871. - APMT – Relatórios.

Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial pelo Presidente da Província de Mato Grosso, José Maria de Alencastro. Cuiabá, 15 de junho de 1882. APMT – Relatórios.

Relatório apresentado pelo Presidente da Província, Joaquim Galdino Pimentel, à Assembleia Legislativa Provincial. Cuiabá, 12 de julho de 1886. Relatório com que o Exmo., Sr. João José Pedrosa, Presidente da Província de Mato Grosso abriu a 2ª sessão da 22ª Legislatura da respectiva Assembleia, Cuiabá, 1º de outubro do ano de 1879. ACBM – Relatórios.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Siqueira, E. M. (2013). Construção e silêncio no interior da heterogeneidade. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(72-73), 10–46. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/365

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>