A historiografia inaugural da educação de Mato Grosso e os avanços contemporâneos implementados pelo grupo de pesquisa em História da Educação do IE/IFMT

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira
  • Nicanor Palhares Sá

Palavras-chave:

Balanço Historiográfico, Educação, Mato Grosso.

Resumo

Um balanço historiográfico da produção intelectual referente à Educação mato-grossense representa um momento privilegiado de se repensar a construção de discursos construídos por sujeitos diferenciados que olharam o processo educativo de Mato Grosso sob perspectivas diferenciadas, mesmo que a temática tenha sido comum.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em Educação, Mestre em História, professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso e Curadora da Casa Barão de Melgaço.

Nicanor Palhares Sá

Doutor em Educação. Coordenagor do Grupo de Pesquisa de História da Educação IE/UFMT - Programa de Pós Graduação-IE.

Referências

ALVES, Gilberto Luiz. Educação e História em Mato Grosso: 1719-1864. Campo Grande, UFMS, 1984.

Corrêa Filho, Virgílio. Questões de Ensino. Cuibá, IHGMT, 2001. (Publicações Avulsas, 29).

LEITE, Gervásio. Um Século de Instrução Pública: história do ensino primário em Mato Grosso. Cuiabá, 1971.

MENDONÇA, Rubens de. Evolução do ensino em Mato Grosso. Cuiabá, s. ed., 1977.

MARCÍLIO, Humberto. História do Ensino em Mato Grosso. Cuiabá, SECS-MT, 1963.

SÁ, Nicanor Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira (org.). Educação e Memória: Catálogo de Documentos Relativos à História da Educação de Mato Grosso (Período imperial). Cuiabá, EdUFMT/CNPgq, 1998.

SÁ, Nicanor Palhares; SIQUEIRA, Elizabeth Madureira (org.). Leis de Regulamentos da Instrução Pública do Império em Mato Grosso. Campinas, Editores Associados/SBHE /INEP, 2000.

SIQUEIRA, Elizabeth Madureira. Luzes e Sombras: Modernidade e Educação Pública em Mato Grosso 1870-1889. Brasília/ Cuiabá INEP-EdUFMT, 2000.

Downloads

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Siqueira, E. M., & Sá, N. P. (2003). A historiografia inaugural da educação de Mato Grosso e os avanços contemporâneos implementados pelo grupo de pesquisa em História da Educação do IE/IFMT. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(61), 51–71. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/388

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>