O descobrimento do Rio da Prata

Autores

  • Paulo Pitaluga Costa e Silva

Palavras-chave:

Rio da Prata, Santa Catarina, Cabo de Santa Maria, História da América.

Resumo

Existem dúvidas tanto da data da descoberta do rio da Prata, como o nome de seu verdadeiro descobridor. Portugueses e brasileiros defendem a descoberta do rio da Prata por Américo Vespuccio na expedição de 1502. Por outro lado os historiadores espanhóis, paraguaios e argentinos afirmam que o descobridor foi Juan Diaz de Solís, no ano de 1516. E tanto espanhóis como portugueses não se entendem nem cedem espaço nos seus pontos de vista. O caso não chega a ser uma polêmica entre historiadores, mas as posições são manifestadas de forma bem imperativa por parte de uma e outra linha de pensamento. E a verdade está num acidente geográfico, certo cabo de Santa Maria localizado na entrada do rio da Prata. Os portugueses defendem que, estando o cabo de Santa Maria localizado na foz do rio Prata, quem chegou até esse cabo, chegou até o rio da Prata. Os espanhóis dizem que o cabo de Santa Maria na realidade é o cabo de Santa Marta, localizado no litoral de S. Catarina, contestando a linha de pensamento dos portugueses. Assim, com base em documentação e cartografia da época, e na localização desse cabo, relatamos os prováveis descobridores, suas viagens e as datas em que chegaram até o rio da Prata.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Pitaluga Costa e Silva

Historiador, membro do IHGMT, autor de inúmeras obras referentes à História de Mato Grosso.

Referências

ALBUQUERQUE, Luis de. O “Tratado da agulhar de marear” de João de Lisboa, reconstituição de seu texto, seguida de uma versão francesa com anotações. In: Revista da Universidade de Coimbra. Coimbra: Imprensa de Coimbra, v. XXIX, 1981.

CHAVEZ, Julio César. Descubrimiento y conquista del rio de la Plata y el Paraguay. Asunción: Nizza, 1968.

GÓMARA, Francisco Lopez de. Historia General de las Indias. Madrid: Calpe, 1922, 2v.

GUZMÁN, Ruy Diaz de. Anales del Descubrimiento, Población y Conquista del Rio de la Plata. Asunción: Comuneros, 1980.

HISTÓRIA da Colonização Portuguesa no Brasil. Porto: Litographia Nacional, 1921, 3v.

MEDINA, José Toribio. Los Viajes de Diego Garcia de Moguer al Rio de la Plata: Estudio Histórico. Santiago de Chile: Ezelviriana, 1908.

MEDINA, José Toribio. Juan Diaz de Solís – Estúdio Histórico. Santiago: Casa del Autor, 1897, 2v.

PEREIRA, F.M. Esteves. O Descobrimento do rio da Prata. In: História da Colonização Portuguesa no Brasil. Porto: Litografia Nacional, 1923, p. 351/90.

RAMIREZ, Luiz. Carta de Luiz Ramirez do rio da Prata a 10 de julho de 1528. In: Revista do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, Rio de Janeiro: v.15, 1852, p.14/41.

RUBIO, Julián Maria. Exploración y Conquista del Rio de la Plata siglos XVI y XVII. Buenos Aires: Salvat, 1942.

VARNHAGEN, Francisco Adolpho. História Geral do Brasil. São Paulo: Companhia Melhoramentos, 1926.

VESPUCIO, Américo. Carta de Amerigo Vespucci a Lorenzo de Medici, datada de Sevilha a 28 de julho de 1500. In: SOUZA, T.O.Marcondes de. O Descobrimento do Brasil. São Paulo: Michalany, 1956.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Silva, P. P. C. e. (2013). O descobrimento do Rio da Prata. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(72-73), 198–216. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/373

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 > >>