Rondon

Autores

  • Antônio de Arruda (1911-2002)

Palavras-chave:

Cândido Mariano da Silva Rondon, Comissão Roosevelt, História de Mato Grosso.

Resumo

A 26 de abril de 1913, os componentes da Comissão Roosevelt - Rondon chegaram a um acampamento próximo a Manaus, após 59 dias de árgua jornada. O então Cel. Cândido Mariano da Silva Rondon [...] salientou que o curso de água, cuja parte superior figurava nos mapas como rio da Dúvida, que os seringueiros chamavam Castanho, o Baixo Aripuanã e aquela grande parte que acabavam de percorrer, eram todos um mesmo rio. Declarou então que, por determinação do Governo brasileiro, esse rio recebia o nome de Roosevelt. Esse episódio parece-nos um dos pontos culminantes da vida de Rondon.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio de Arruda, (1911-2002)

Magistrado, historiador, poeta e literato (Cuiabá-MT, 29/08/1911 – Rio de Janeiro, 25/11/2002). Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e segundo ocupante da Cadeira nº 11, da Academia Mato-Grossense de Letras, cujo patrono é o Barão de Melgaço, instituição da qual também foi presidente. Sua atividade cultural, literária e política é surpreendente, pelo que demonstram suas obras publicadas, os cargos que ocupou, as conde­corações recebidas. Formou-se em direito na Universidade do Rio de Janeiro e exerceu diversos cargos públicos. Foi promotor de Justiça, procurador-geral do Estado, desembargador e escreveu para vários jornais de Cuiabá e de Corumbá.

Referências

.

Downloads

Publicado

1993-12-01

Como Citar

Arruda, A. de. (1993). Rondon. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(51), 7–27. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/559

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)