Cuiabá e a integração nacional

Autores

  • Antônio de Arruda (1911-2002)

Resumo

Cuiabá é hoje um ponto intermediário e de apoio na ocupação da Amazônia. A partir dela, o povoamento vai se fazendo rapidamente, e as cidades nascem dentro da floresta, com o deslocamento de vastos contingentes populacionais. Será esse um novo destino histórico reservado a Cuiabá, semelhante ao outro que ela teve no passado? É este papel por ela desempenhado na integração nacional - o da fixação do homem em terras que, de outro modo, hoje não seriam brasileiras - que será objeto deste estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antônio de Arruda, (1911-2002)

Magistrado, historiador, poeta e literato (Cuiabá-MT, 29/08/1911 – Rio de Janeiro, 25/11/2002). Foi membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e segundo ocupante da Cadeira nº 11, da Academia Mato-Grossense de Letras, cujo patrono é o Barão de Melgaço, instituição da qual também foi presidente. Sua atividade cultural, literária e política é surpreendente, pelo que demonstram suas obras publicadas, os cargos que ocupou, as conde­corações recebidas. Formou-se em direito na Universidade do Rio de Janeiro e exerceu diversos cargos públicos. Foi promotor de Justiça, procurador-geral do Estado, desembargador e escreveu para vários jornais de Cuiabá e de Corumbá.

Referências

.

Downloads

Publicado

1995-12-01

Como Citar

Arruda, A. de. (1995). Cuiabá e a integração nacional. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(53), 115–126. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/581

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)