Territorialização turística e diversidade cultural nos grandes domínios de Natureza (Mato Grosso, Brasil)

Autores

  • Suíse Monteiro Leon Bordest

Palavras-chave:

Território, Cultura, Domínios de natureza, Turismo, Mato Grosso, Brasil.

Resumo

Território turístico e diversidade cultural, temas centrais do presente artigo, por seus múltiplos significados, possibilitam interações e pressupõem o envolvimento de comunidades em áreas de potencialidade turística, perspectivando o sentimento de valorização cultural na construção de sociedades sustentáveis em três grandes domínios de natureza no estado de Mato Grosso (Amazônia, Cerrado e Pantanal). No contexto de uma análise interpretativa, a abordagem territorial pode contribuir na apreensão de espaços turísticos, por entender-se o turismo, enquanto prática social que entremeia diversos territórios já existentes, capaz de provocar mudanças sensíveis, mas inexoravelmente respeitador da diversidade cultural dos habitantes de uma comunidade ou região. Assim, em vez de falar de identidade como uma coisa acabada, deveríamos falar de identificação, e vê-la como um processo em andamento. No texto, privilegia-se o enfoque de territórios onde já acontecem ou poderão acontecer a atividade turística, por serem áreas de reconhecido envolvimento da comunidade com a tradição/tradução, em seus múltiplos aspectos culturais. A partir de uma base geográfica voltada para os três grandes domínios de natureza no Estado de Mato Grosso, com destaque aos atrativos naturais e processos socioambientais, o texto oferece contribuição para melhor compreensão de traços fundamentais do chamado território turístico, onde se efetivam relações de poder entre o turismo e os atores sociais envolvidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suíse Monteiro Leon Bordest

Geógrafa. Doutora em Geociências e Meio Ambiente. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia / UFMT / Brasil. Integrante do GECA. Membro efetivo do IHGMT.

Referências

BORDEST, S. M. L. Panorâmica ambiental mato-grossense: Relevo e potencialidades turístico-culturais. Cuiabá: EdUFMT, 2011. (CD ROM)

BORDEST, S. M. L. Uma Abordagem Territorial no entorno de experiências Ambientais. In: Seminário Regional de Extensão Científica do Centro-Oeste e IV Seminário Local de Programa Conexões de Saberes. Mesa Redonda: Direitos Humanos e Educação Ambiental. III Serex – UFMT. 28/04/2010.

BORDEST, S. M. L. Potencialidade Turística de Mimoso e o olhar do autóctone. Cuiabá: Gráfica Print, 2002.

CANDIOTTO, L. Z. P.; SANTOS, R. A. Experiências geográficas em torno de uma abordagem territorial. In: SAQUET, M. A.; SPOSITO, E. S. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. (Orgs.) São Paulo: Expressão Popular; Unesp. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p. 315-400.

COSTA, M. F. A história de um país inexistente. Pantanal entre os séculos XVI e XVIII. São Paulo: Estação Liberdade, 1999.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva, Guacira Lopes Louro. 8. ed., Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

HAESBAERT, R. Dilema de conceitos: espaço-território e contenção territorial. In: SAQUET, M. A., SPOSITO, E. S. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. (Orgs.) São Paulo: Expressão Popular: Unesp. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p. 95-120.

HAESBAERT, R. O mito da desterritorialização: do “fim dos territórios” à multiterritorialidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004.

MEDEIROS, R. V. Território espaço de identidade. In: SAQUET, M. A., SPOSITO, Eliseo Savério. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. (Orgs.) São Paulo: Expressão Popular: Unesp. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009, p. 217-227.

MENESES, J. N. C. História & Turismo cultural. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

MIGLIACIO, M. C. Sakuriuwinã ou Ponte de Pedra. Identificação de uma área de valor cultural Paresi em Mato Grosso. Revista Territórios e Fronteiras. v.2, n. 2, jul/dez, Programa de Pós-Graduação em História, UFMT, 2001. p. 125.

NOGUEIRA, A. X. O que é Pantanal? São Paulo: Brasiliense, 1990.

QUAÍNI, M. As cidades invisíveis de Ítalo Calvino. Uma lição de Geografia. In: SAQUET, M. A., SPOSITO, E. S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular: Unesp. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009.

RAFFESTIN, C. A produção das estruturas territoriais e sua representação. In: SAQUET, M. A., SPOSITO, E. S. (Orgs.). Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. São Paulo: Expressão Popular: Unesp. Programa de Pós-Graduação em Geografia, 2009.

SAQUET, M. A. Entender a produção do espaço para compreender o território. In: Spósito, E. S. (Org.) Produção do espaço e redefinições regionais: a construção de uma temática. Presidente prudente? SP: FCT/Unesp/ Gaspe-RR, 2005.

SAQUET, M. A. Abordagens e concepções de território. São Paulo: Expressão Popular, 2007.

SAQUET, M. A., SPOSITO, E. S. Territórios e territorialidades: teorias, processos e conflitos. (Orgs.). São Paulo: Expressão Popular: Unesp, 2009.

Downloads

Publicado

2023-12-04

Como Citar

Bordest, S. M. L. (2023). Territorialização turística e diversidade cultural nos grandes domínios de Natureza (Mato Grosso, Brasil). Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(85), 119–137. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/700

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >>