Cartografias da memória: acervos de Mato Grosso
Palavras-chave:
Mato Grosso, Arquivos, Centros de Pesquisa.Resumo
Mapear e cartografar a memória é um exercício que requer conhecimento e domínio dos espaços da memória, concebidos no presente artigo enquanto arquivos, núcleos e institutos de pesquisa. Percorrer esses espaços privilegiados, descrevendo suas potencialidades, faz do presente artigo um repertório dos principais pontos da memória de Mato Grosso. Em Cuiabá, o Arquivo Público de Mato Grosso, na UFMT, o Núcleo de Documentação e Informação Histórica Regional – NDIHR, o Arquivo da Casa Barão de Melgaço e o Instituto Memória do Poder Legislativo; sendo que em Cáceres o Núcleo de Documentação de História Escrita e Oral – Nudheo, organismos que preservam e divulgam documentos de Mato Grosso.
Downloads
Referências
ALVES, Claudia Maria Costa. Os Arquivos e a Construção de Categorias de Análise na História da Educação. Anais... https://6reuniao.anped.org.br/outrostextos/mc02claudiaalves.rtf . Acesso em abril 2012.
ALVES, Claudia Maria Costa. Cultura e política no século XIX: o Exército como campo de constituição de sujeitos políticos no Império. Bragança Paulista (SP): EdUSF, 2002.
BLOCH, Marc. Introdução à história. Lisboa: Publicações Europa-América, 1965.
CARDOSO, Ciro Flamarion e VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Domínios da história: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CERTEAU, Michel de. A escrita da história. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.
LE GOF, Jacques. Documento/Monumento. Lisboa: Einaud, 1994, p. 535 (Enciclopédia Einaud, v. 1)
LE GOF, Jacques. História e memória. Campinas, SP: EdUnicamp, 1990. (Coleção Repertórios).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elizabeth Madureira Siqueira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.