O processo de colonização no norte de Mato Grosso: efeitos regionais e territoriais

Autores

  • Tereza Cristina C. de Souza-Higa
  • Adenilce Ferreira de Oliveira
  • Eledir C. Martins
  • Jandyra Luz Teixeira
  • Ronei Coelho de Lima
  • Selma Vilela Borges Gonçalves
  • Vera Hiroko Okazaki Vieira

Palavras-chave:

Regionalização, Sinop, Mato Grosso.

Resumo

A compreensão dos efeitos regionais e territoriais, decorrentes da organização sócio-espacial produzida no norte mato-grossense pela implantação do processo de colonização, foi o objetivo geral que norteou este estudo. Para tanto foram necessários identificar as concepções teóricos metodológicas que influenciaram na regionalização e discutir o papel das políticas públicas e seus efeitos na produção desse espaço, enfatizando-se o município de Sinop como resultado deste processo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina C. de Souza-Higa

Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, Doutora do departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em História. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT.

Adenilce Ferreira de Oliveira

Mestre em Geografia. Departamento de Geografia - ICHS/UFMT.

Eledir C. Martins

Mestre em Geografia. Departamento de Geografia - ICHS/UFMT.

Jandyra Luz Teixeira

Mestre em Geografia. Departamento de Geografia - ICHS/UFMT.

Ronei Coelho de Lima

Mestre em Geografia. Departamento de Geografia - ICHS/UFMT.

Selma Vilela Borges Gonçalves

Mestre em Geografia. Departamento de Geografia - ICHS/UFMT.

Vera Hiroko Okazaki Vieira

Mestre em Geografia. Departamento de Geografia - ICHS/UFMT.

Referências

COSTA, Wanderley Messias da. O Estado e as políticas territoriais no Brasil. 3 ed. São Paulo: Contexto, 1991.

GONÇALVES, Carlos Walter Porto. Formação sócio-espacial e questão ambiental no Brasil. In: Geografia e Meio Ambiente no Brasil. São Paulo-Rio de Janeiro: Hucitec, 1995.

HÉBETTE, Jean. (org). O cerco está se fechando: O impacto do grande capital na Amazônia. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991.

LENCIONI, Sandra. Região e Geografia. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.83. (Acadêmica:25).

MORENO, Gislaene. Terra, poder e corrupção: a política fundiária em Mato Grosso 1970-1990. In: Revista Mato-Grossense de Geografia, Departamento de Geografia. Instituto de Ciências Humanas e Sociais. Universidade Federal de Mato Grosso. Ano 2, n.01 e 02. Dez. 1996/1997. Cuiabá: EdUFMT, 1998.

MORENO, Gislaene. Os (des) caminhos da apropriação capitalista da terra em Mato Grosso. Tese de Doutorado. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1993.

SANTOS, Milton. Uma globalização do espaço In A natureza do espaço: espaço e tempo: razão e emoção. 3 ed. São Paulo: Hucitec, 1993.

SOUZA, Edison Antonio de. Sinop: história, imagem e relatos: um estudo sobre a colonização de Sinop. Cuiabá, MT. Dissertação de Mestrado. UFMT, 2001.

SOUZA-HIGA, Tereza Cristina C. Análise ambiental em unidades de paisagens na Amazônia Mato-Grossense: A importância do fator regional na condição do processo. Tese de Doutorado Universidade Federal de São Paulo, USP, 2001.

Downloads

Publicado

2003-12-01

Como Citar

Souza-Higa, T. C. C. de, Oliveira, A. F. de, Martins, E. C., Teixeira, J. L., Lima, R. C. de, Gonçalves, S. V. B., & Vieira, V. H. O. (2003). O processo de colonização no norte de Mato Grosso: efeitos regionais e territoriais. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(61), 98–107. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/390