Pantanal Mato-grossente: aspectos fundiários e dinâmica populacional no município de Barão de Melgaço

Autores

  • Tereza Cristina C. de Souza-Higa
  • Nilton Tocicazu Higa

Palavras-chave:

Pantanal mato-grossense, Dinâmica ocupacional, Geografia regional.

Resumo

Este trabalho analisa o processo ocupacional ocorrido no municipio de Barão de Melgaço, enfatizando os aspectos fundiários e seus reflexos na dinâmica populacional. Localizado em pleno pantanal mato-grossense, o município de Barão de Melgaço teve sua estrutura fundiária assentada na grande propriedade voltada para a pecuária extensiva, situação esta que ainda perdura nos dias atuais com forte influência sobre a economia regional e a dinâmica populacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tereza Cristina C. de Souza-Higa

Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso, Doutora do departamento de Geografia e Programa de Pós-graduação em História. Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso – IHGMT.

Nilton Tocicazu Higa

Professor Doutor do Departamento de Solos e Engenharia Rural - DSER/FAMEV - UFMT.

Referências

CORRÊA FILHO, Virgílio. Leverger, o bretão cuiabanizado. Cuiabá. Edição da Fundação Cultural de Mato Grosso, 1979.

FERREIRA. J. C. Vicente. Mato Grosso e seus Municípios. Secretaria do Estado de Educação, 1997.

IBGE. Censo Agropecuário de Mato Grosso 1980. RJ. 1983.

IBGE. Censo Agropecuário de Mato Grosso 1985. RJ. 1991.

IBGE. Censo Agropecuário de Mato Grosso 1995/96. RJ. 1998.

IBGE. Censo demográfico -. Rio de Janeiro, IBGE. 1980.

IBGE. Censo demográfico -. Rio de Janeiro. IBGE. 1991.

IBGE. Censo demográfico -2000. Rio de Janeiro. IBGE. 2000.

IBGE. Pesquisa da Pecuária Municipal - Mato Grosso - 2000.

SIQUEIRA. Elizabeth Madureira. A ocupação pioneira da região do rio Cuiabá Abaixo. Publicações avulsas. N° 1. Cuiabá. IHGMT. 1997.

SOUZA-HIGA. Tereza C. Cardoso. Aspectos da organização do espaço em um trecho do pantanal de Poconé - Mato Grosso. Dissertação apresentada ao programa de Pós-graduação da UNESP, Campus de Rio Claro, para obtenção do título de mestre. Rio Claro - SP. 1987.

SOUZA-HIGA. Tereza C. Cardoso. Processo de ocupação do pantanal mato-grossense. Revista Mato-grossense de Geografia. Ano 1, nº 00. Cuiabá. EdUFMT. 1955.

SOUZA-HIGA. Tereza C. Cardoso e HIGA, Nilton Tocicazu. Pantanal mato-grossense: o papel da pecuária na produção do espaço regional. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. vol. 59, 2001.Cuiaba. Editora Entrelinha. p 113 - 126. 2001.

VALVERDE, Orlando. Fundamentos Geográficos do Planejamento do município de Corumbá, Revista Brasileira de Geografia. 34 (1). p. 49-144. Rio de Janeiro. IBGE. 1972.

Downloads

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Souza-Higa, T. C. C. de, & Higa, N. T. (2002). Pantanal Mato-grossente: aspectos fundiários e dinâmica populacional no município de Barão de Melgaço. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(60), 83–95. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/408