O cenário educacional de Mato Grosso no século XIX e a contribuição de Augusto Leverger

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira

Palavras-chave:

Cenário Educacional, Augusto Leverger, Mato Grosso.

Resumo

O século XIX marcou indelevelmente a História da Educação brasileira, visto que foi nesse período cronológico estabelecido, pela primeira vez, um sistema educacional que tinha por base valores e sinais modernos, transladados do cenário europeu e reajustado à realidade do nascente Império independente do Brasil. Dentre esses signos podemos elencar a racionalidade, pressuposto básico para se atuar e transformar a realidade, base epistemológica advinda da transformação do pensamento teológico - que entendia as transformações sociais como determinadas pelos desígnios divinos - para o pensamento racional e científico, baseado na idéia de que cabia aos homens decidir e interferir na realidade através de ações testadas e experimentadas, que tinham por base a Ciência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em Educação, Mestre em História, professora aposentada pela Universidade Federal de Mato Grosso e Curadora da Casa Barão de Melgaço.

Referências

AYER, A. J. (comp.). El positivismo lógico. 2.ed., México, Fondo de Cultura Economica, 1965.

AUGUSTO, Maria Helena Oliva. O tempo e o indivíduo na Modernidade. Historia em Debate: problemas, temas e perspectivas. São Paulo: ANPUH, 1993; 249-256.

BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. São Paulo/Brasilia: Hucitec/UnB, 1987.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e politica. 3.ed., São Paulo: Brasiliense, 1987. (Obras Escolhidas, 1)

BENJAMIN, Walter. A Modernidade e os Modernos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

BERMAN, Marshall. Tudo o que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. 11º ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRUNI, José Carlos. A temporalidade da tradição. Historia em Debate: problemas, temas e perspectivas. São Paulo: ANPUH, 1993: 235-240.

CHAU, Marilena, et al. Primeira filosofia: lições introdutdrias. 4.ed. São Paulo: Brasiliense, 1985.

FLOREZ, Cirilo. Dialectica, historia y progresso. Salamanca: Sigueme, 1968.

REUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Rio de Janeiro: Imago, 1969. (Obras Completas, 21).

GLEZER, Raquel. Tempo e os Homens: dom, servidor e senhor. Historia em Debate. problemas, temas e perspectivas. São Paulo: ANPUH, 1993, 257-268.

HARDMAN, Francisco Foot. Trem Fantasma: a modernidade na selva. São Paulo: Companhia das Letras, 1984.

KURZ, Robert. O colapso da modernização: da derrocada do socialismo de caserna a crise da economia mundial. 3.ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

LE GOFF, Jacques. Antigo/Moderno. In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1994, p. 167-202.

LE GOFF, Jacques. Passado/Presente. In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1994, p. 203-232.

LE GOFF, Jacques. Progresso/Reação. In: História e Memória. Campinas: Unicamp, 1994, p. 233-282.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Marx e Engels. Sao Paulo: Atica, 1984. (Grandes Cientistas Sociais).

MAYER, Arno J. A força da tradição: a persistência do antigo regime (1848-1914). Sao Paulo: Companhia das Letras, 1990.

MENEZES, Philadelpho. A Crise do passado: modernidade, vanguarda, metamodernidade. Sao Paulo: Experimento, 1994.

ORTIZ, Renato. Cultura e Modernidade: a França no século XIX. São Paulo: Brasiliense, 1991.

ROUANET, Sérgio Paulo. Mal-estar na modernidade: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

ROUANET, Sérgio Paulo. As razões do Iluminismo. 3.ed., São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SEVCENKO, Nicolau. O enigma do pós-moderno. In: OLIVEIRA, Roberto C., et al. Pós-Modernidade. 4º ed. Campinas: Unicamp, 1993, p. 4-55.

SIQUEIRA, Elizangela Madureira. Luzes e Sonoras: Modernidade e Educação Pública em Mato Grosso (1870 - 1889). Cuiabá/Brasilia, EdUFMT/INEP, 2000.

TOURAINE, Alain. Critica da Modernidade. Petrópolis: Vozes, 1994.

Downloads

Publicado

2002-12-01

Como Citar

Siqueira, E. M. (2002). O cenário educacional de Mato Grosso no século XIX e a contribuição de Augusto Leverger. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(60), 17–32. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/401

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >>