Arquivo da Casa Barão de Melgaço

Um centro de pesquisa moderno e de excelência

Autores

  • Elizabeth Madureira Siqueira

Palavras-chave:

História, Mato Grosso, Casa Barão de Melgaço, Ponto de Cultura do IHGMT, Documentação.

Resumo

presente texto apresenta, mesmo que de forma breve, o conjunto dos acervos da Casa Barão de Melgaço, instituição quase centenária integrada pelas duas instituições culturais mais antigas de Mato Grosso: o Instituto Histórico e Geográfico (1919) e a Academia Mato-Grossense de Letras (1921). Ao longo de sua trajetória, a Casa Barão de Melgaço conseguiu reunir um expressivo acervo composto por uma biblioteca, com cerca de 10.000 volumes, uma hemeroteca compostas de jornais dos séculos XIX e primeira metade do XX, e um arquivo muito especial, composto de acervos privados, de família e institucionais. De um amontoado de papéis, a Casa Barão de Melgaço conseguiu, ao longo de 25 anos, se transformar num moderno Centro de Pesquisa, graças às parcerias estabelecidas com instituições de respeitabilidade regional e nacional, instituições de ensino superior e entidades de pesquisas, contando, nos últimos quatro anos, com o apoio do Ministério da Cultura e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que transformou o IHGMT num Ponto de Cultura, oferecendo-lhe o necessário apoio financeiro para não só a finalização do arranjo dos acervos, mas também sua digitalização. Esse processo final garantirá que as futuras gerações consigam ter acesso às informações contidas na Casa Barão de Melgaço, não só presencialmente, mas também de forma virtual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Madureira Siqueira

Doutora em História da Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999). Integrante do Grupo de História da Educação da UFMT-IE. Membra do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e da Academia Mato-Grossense de Letras. Professora Adjunta da Universidade Federal de Mato Grosso. Curadora da Casa Barão de Melgaço.

Referências

CAMARGO, Ana Maria de Almeida et al. Dicionário de terminologia arquivística. São Paulo. Associação dos Arquivistas Brasileiros. Núcleo Regional de São Paulo: Secretaria do Estado da Cultura, 1996.

BELLOTTO, Heloísa Liberalli. Arquivos Permanentes: tratamento documental. São Paulo: T. A. Queiroz, 1991.

SCHELLENBERG, Theodore R. Arquivos Modernos: princípios técnicos. (Trad. Nilza Teixeira Soares). 2ª tir. Rio de Janeiro: FGV, 1974. A primeira edição em inglês é de 1956.

SCHELLENBERG, Theodore R. Documentos públicos e privados: arranjo e descrição. 2 ed. Rio de Janeiro: FGV, 1974.

SOUZA, Renato Tarciso Barbosa de Souza. As bases do processo classificatório em arquivística: um debate metodológico. São Paulo. Associação de Arquivistas de São Paulo. 2002

Downloads

Publicado

2012-06-01

Como Citar

Siqueira, E. M. (2012). Arquivo da Casa Barão de Melgaço: Um centro de pesquisa moderno e de excelência. Revista Do Instituto Histórico E Geográfico De Mato Grosso, 1(70), 195–218. Recuperado de https://revistaihgmt.com.br/index.php/revistaihgmt/article/view/446

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 4 5 > >>